F-22 Raptor ganhará novos sensores que servirão para o futuro NGAD. A USAF está trabalhando em uma série de novos sensores para o Lockheed Martin F-22 Raptor, cuja tecnologia classificada estenderá a vida útil dos atuais caças e, também, servirá para o futuro Next Generation Air Dominance (NGAD) de sexta geração.
Segundo o Brig. Gen. Jason D. Voorheis, responsável pelo programa de aeronaves avançadas da USAF, um F-22 equipado com os novos sensores recentemente realizou com sucesso pelo menos seis voos de testes para demonstrar as capacidades dos novos sistemas. Esses testes são parte de um esforço que avançará para a fase de prototipagem rápida com objetivo de integrar os novos sensores à frota.
Entre os sistemas testados estão pods de busca e rastreamento por infravermelho (IRST), além de outros sensores que expandirão as capacidades do F-22 para detectar aeronaves furtivas em ambientes contestados. O orçamento da USAF para o ano fiscal 2025 integra o programa de desenvolvimento do IRST para o F-22, sob um amplo projeto de modernização do caça que prevê investimentos de até US$ 7,8 bilhões até 2030.
Ao longo dos anos o F-22 se demonstrou um importante vetor de combate e superioridade aérea para a USAF, que engavetou quaisquer planos de aposentadoria da frota. Apesar da idade do projeto, o Raptor tem sido modernizado ao longo dos anos, mas um novo software de arquitetura aberta do governo foi um peça chave para manter o caça na linha de frente.
Conhecido como GRACE (Government Reference Architecture Compute Environment), o novo software de arquitetura aberta permitirá a integração de sistemas externos ao F-22, ampliando a sua capacidade de processamento de missão, bem como modernizando a interface com o piloto.
Com esses sistemas e atualizações, Oficias da USAF recentemente abandonaram quaisquer projeto para desativar o F-22, nem mesmo as 32 células mais antigas Block 20, que até pouco tempo atrás estavam na mira de desinvestimento do Comando de Combate Aéreo (ACC) da Força.
Nesse sentido, o andamento do projeto do futuro caça de sexta geração NGAD, natural sucessor da frota F-22 Raptor, sofre constantes atrasos de cronograma. Assim, as novas tecnologias projetadas para modernizar o F-22 estão sendo amadurecidas e servirão para integrar o NGAD e outros futuros programas da USAF.
“O esforço de modernização garantirá que o F-22 continue sendo o principal caça de superioridade aérea do mundo… o Raptor é a nossa ponte para o NGAD, e as suas tecnologias serão levadas para o futuro caça de superioridade aérea para operar em ambientes altamente contestados”, afirmou Voorheis.
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