• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

P&W avança no projeto do motor para o futuro caça de sexta geração da USAF

17 de fevereiro de 2024

This is a rendering of a future crewed next-generation air dominance aircraft by the U.S. Air Force Research Laboratory.

P&W avança no projeto do motor para o futuro caça de sexta geração da USAF (Imagem: USAF).
P&W avança no projeto do motor para o futuro caça de sexta geração da USAF (Imagem: USAF).

P&W avança no projeto do motor para o futuro caça de sexta geração da USAF. A Pratt & Whitney (P&W), tradicional fabricante norte-americana de motores aeronáuticos, relatou avanço no desenvolvimento do projeto para os motores que irão alimentar o futuro caça de sexta geração da USAF, conhecido como NGAD (Next Generation Air Dominance).

O fabricante informou em 12 de fevereiro que atingiu o estágio de revisão detalhada do protótipo do novo motor XA103, depois de finalizar a etapa de revisão crítica do projeto para o NGAP (Next Generation Adaptive Propulsion) em conjunto com a USAF. Ao concluir esta nova fase, o XA103 estará pronto para iniciar os testes em solo, o que deverá ocorrer até o final desta década.

“ Estamos adotando a transformação digital com NGAP e mudando a experiência do cliente em todo o processo de desenvolvimento para podermos fornecer esses motores adaptativos avançados de forma rápida e eficiente ”, disse Jill Albertelli, presidente de negócios de motores militares da P&W.

Poucos detalhes sobre o motor NGAP foram tornados públicos, mas a P&W disse que novas tecnologias estão sendo desenvolvidas com o objetivo de fornecer alta capacidade de sobrevivência, maior eficiência de combustível e gerenciamento robusto de energia para atender às necessidades operacionais do futuro e garantir o domínio do NGAD no espaço aéreo nas próximas décadas.

Lançado em 2022 pelo Departamento de Defesa dos EUA, o projeto NGAP propõem à indústria aeroespacial o desenvolvimento de um novo motor para equipar o futuro caça de sexta geração da USAF. Além da P&W, estão na disputa pelo contrato final a General Electric (GE), a Boeing e a Lockheed Martin.

O futuro caça de sexta geração NGAD deverá substituir os atuais F-22 Raptor de quinta geração da USAF. O contrato com o fabricante deverá ser assinado ainda neste ano, e os primeiros caças deverão estar voando a partir do final desta década. Ao contrário dos atuais F-22, o NGAD terá a capacidade de operar ao lado de aeronaves de Combate Colaborativas Não Tripulada (CCA), anteriormente conhecidas como drones “Loyal Wingman” (Alas Leais).

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login