F-16AM da Força Aérea Belga atinge prédio em Base Aérea na Holanda. Na última quinta-feira (01/07), um F-16AM da Força Aérea Belga (BAF – Belgische Luchtmacht / Force Aérienne Belge) se envolveu em um incidente na Base Aérea de Leeuwarden, na Holanda. A aeronave estava em procedimentos pré-voo, quando teria acelerado sozinho após a partida do motor, saindo dos calços e atingindo um prédio um prédio em frente à linha de voo.
De acordo com um comunicado oficial da Koninklijke Luchtmacht, ou Real Força Aérea Holandesa (KLu), a aeronave estava com o piloto à bordo e um técnico realizando os procedimentos de cheque externo, quando teria acelerado inadvertidamente após acionamento do motor, iniciando uma corrida sem controle, em direção à um prédio no lado oposto à linha de voo da base de Leeuwarden. Momentos antes do impacto o piloto belga se ejetou da aeronave. Ele e o técnico de manutenção ficaram feridos e foram levados ao hospital.
Conforme relatos de testemunhas (não oficial), o jato teria acelerado para modo pós-combustão. Preventivamente os bombeiros da Base jogaram líquido retardante sobre a aeronave, para evitar incêndio.
O incidente com o caça belga aconteceu justamente no dia em que a Real Força Aérea Holandesa programou a despedida dos seus F-16 de Leeuwarden, que deverá hospedar os novos F-35A. Por esta razão, havia muitos spotters no lado externo da Base, aguardando para fotografar a saída dos F-16, e alguns testemunharam o incidente, que aconteceu por volta das 09h15. “Estávamos no ponto de observação perto de Marsum, e de repente, ouvimos muito barulho. Naquele momento vi a cauda de um F-16 rolando na plataforma em uma velocidade bastante alta”, relatou um spotter local ao portal de notícias holandês Omrop Fryslân.
A aeronave, matrícula FA130 (c/n 6H-130), pertence ao Esquadrão FA130, da 2ª Ala, com Sede em Florennes, Bélgica, e estava em Leeuwarden, Holanda, para o Curso de Instrutor de Arma (WIC – Weapon Instructor Course) atualmente em andamento. O WIC é um treinamento de seis meses para formar os pilotos mais experientes em instrutores de armas.
Em março deste ano, a frota belga de F-16 foi paralisada após uma aeronave experimentar uma pane de motor logo após a decolagem, em 11 de fevereiro. O piloto conseguiu pousar em segurança, e o incidente abriu uma investigação que encontrou uma série de peças internas danificadas pela alta temperatura. As operações foram retomadas em 19 de março.
@FFO