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Bélgica ‘deixa no solo’ todos os seus F-16 até inspeção dos motores PW

10 de março de 2021
Até serem inspecionados, todos os F-16 da Força Aérea da Bélgica ficarão retidos no solo (Foto: MD Belga/Jozef-Vanden-Broeck).
Até serem inspecionados, todos os F-16 da Força Aérea da Bélgica ficarão retidos no solo (Foto: MD Belga/Jozef-Vanden-Broeck).

A Belgican Air Force (BAF – Belgische Luchtmacht / Force Aérienne Belge) informou dia 9/03 que todos os seus Lockheed Martin F-16AM/BM permanecerão no solo até que sejam inspecionados e, se necessário, também modificados.

O motivo foi um incidente em 11 de fevereiro de 2021 no qual um F-16AM (2 Wing) ao decolar da Base de Florennes (EBFS) teve problemas no motor  Pratt-Whitney F100-PW-220E. O piloto fez um pouso de preventivo controlado, apesar das equipes de emergência term sido acionadas. Após uma inspeção constatou-se uma falha, que, ao ser extendida as demais aeronaves mostram que vários motores apresentam desvios semelhantes.

A BAF tem hoje 54 F-16 em serviço que estão. Aparentemente, o problema está em uma parte da tubeira, onde está o pós-queimador do motor, que se soltou. Todos os F-16 precisam ser verificados. O tempo de reparo é estimado em 5 dias úteis por motor. Porém, existe uma carência no mercado de peças de reposição, o que poderá postergar os reparos.

O problema está em uma parte da tubeira, onde está o pós-queimador do motor, que se soltou (Foto: BAF).
O problema está em uma parte da tubeira, onde está o pós-queimador do motor, que se soltou (Foto: BAF).

Quatro F-16 belgas estão atualmente participando de uma operação na Jordânia, realizando em missões contra o Estado Islâmico. Essas aeronaves continuarão a voar por enquanto, a menos que seja identificado problemas sério. O Alerta de Reação Rápida (QRA) sobre o espaço aéreo belga e holandês, também permanecerá operacional.

O primeiro resultado da investigação, foi um alerta a todas as Forças Aéreas Europeias usuárias do F-16, e um comunicado aos fabricantes da aeronave – a Lockheed Martin e dos motores – a Pratt & Whitney, que comunicaram os demais usuários entre eles a USAF, maior operador do F-16. Com base no relatório belga indicaram, os fabricantes estão recomendando inspeções e se necessário medidas corretivas imediatas nos motores afetados.

@CAS

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