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F-15EX lança mísseis AIM-120 e AIM-9X

5 de janeiro de 2023
F-15EX lança mísseis AIM-120 e AIM-9X. Um F-15EX Eagle II do 40th Flight Test Squadron, 96th Test Wing sediado na Eglin Air Force Base, Florida. (USAF/Ethan Wagner).
F-15EX lança mísseis AIM-120 e AIM-9X. Um F-15EX Eagle II do 40th Flight Test Squadron, 96th Test Wing sediado na Eglin Air Force Base, Florida. (USAF/Ethan Wagner).

F-15EX lança mísseis AIM-120 e AIM-9X. No dia 29 de novembro de 2022, a USAF fez uma prova de fogo real com se mais novo caça, o Boeing F-15EX Eagle II. Neste dia, dois F-15EX do 40th Flight Test Squadron, da Eglin AFB, realizaram um exercício de tiro com mísseis Raytheon AIM-120C AMRAAM (Advanced Medium-Range Air-to-Air Missile) e Raytheon AIM-9X Sidewinder sobre o Golfo do México.

Conforme relatado por Samuel King Jr. no artigo F-15EX comprova capacidade ar-ar total, os pilotos da 96th Test Wing dispararam um Míssil Ar-Ar AIM-120 da estação de armas 1 e um AIM-9X da estação de armas 9, sobre a faixa de água do Complexo de Teste e Treinamento de Eglin.

Esta missão da Força de Teste Combinada do Programa de Voo Operacional foi o primeiro voo de teste USAF para validar se as armas poderiam ser disparadas de forma eficaz e segura a partir dessas estações. O emprego bem-sucedido dessas armas é um passo importante na demonstração da capacidade da aeronave Eagle II de levar 12 mísseis ar-ar, em um arranjo de AIM-9 e AIM-120.

“Estou muito orgulhoso de fazer parte deste marco para o programa F-15EX para fornecer maior capacidade de carga útil às forças aéreas de combate”, disse o Major Jeremy Schnurbusch — piloto do 40th FLTS, que disparou o míssil AIM-9X da estação 9.

Esta é uma das muitas atualizações que o F-15EX traz para o inventário da Força Aérea. Antes do F-15EX Eagle II, os modelos de aeronaves F-15 podiam transportar apenas oito mísseis ar-ar. O F-15EX Eagle II adicionou quatro estações de mísseis localizadas nas asas. Esta missão forneceu os primeiros pontos de teste para validar as capacidades expandidas de transporte e emprego do Eagle II na arena ar-ar.

F-15EX lança mísseis AIM-120 e AIM-9X. Tiro da Estação 1 do F-15EX de um AIM-120 AMRAAM (Foto: USAF).
F-15EX lança mísseis AIM-120 e AIM-9X. Tiro da Estação 1 do F-15EX de um AIM-120 AMRAAM (Foto: USAF).

Ambas as aeronaves lançaram com sucesso os mísseis em passagens separadas contra um drone alvo. Os lançamentos foram outro marco no programa de teste de desenvolvimento do F-15EX, que também incorporaram muitos outros objetivos de teste operacional durante a missão.

“Tendo feito parte da equipe Eglin F-15EX desde o primeiro dia, é emocionante ver o progresso feito e novos marcos alcançados enquanto trabalhamos para colocar em campo o F-15EX com maior capacidade de combate”, disse o Maj. Brett Hughes, piloto do 40th FLTS, que disparou com sucesso o AIM-120 da Estação 1.

Com esse sucesso, esses lançamentos de mísseis impulsionaram o desenvolvimento integrado e os testes operacionais da aeronave. Dez meses antes — em 25 de janeiro, o F-15EX havia disparado seu primeiro míssil, um AIM120D. Em agosto do ano passado, USAF confirmou que o F-15EX consegue disparar um míssil ar-ar BVR mais longe do que qualquer outro caça no seu arsenal de serviço.

Uma vez concluídos os testes iniciais, as unidades operacionais que receberem o novo F-15EX poderão transportar e empregar uma carga total de 12 mísseis. A USAF está adotando o F-15EX como um meio de reforçar sua força de caças, que hoje enfrenta a dura realidade de que simplesmente não ter aeronaves suficientes. A USAF recebeu apenas 186 F-22 dos Raptors planejados para substituir seus F-15C/D. Agora, esses F-15C/D estão tão desgastados que os oficiais da USAF dizem que não é mais econômico manter eles em serviço. Assim, ela decidiu comprar o F-15EX para substituir o F-15C/D.

Prevê-se que o F-15EX se junte ao F-35A Lightning II, F-16C/D Fighting Falcon e A-10C Thunderbolt II II, juntamente com um programa de caça de sexta geração, como parte do conceito de “4+1” que visa otimizar a frota.

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