The 40th Flight Test Squadron’s Majors Benjamin Naumann and Mark Smith fly the F-15EX Eagle II preparing to fire an AIM-120D missile during a Weapons System Evaluation Program mission near Tyndall Air Force Base, Fla, Jan. 25, 2022. This was the first live fire performed from the Air Force’s newest aircraft. (U.S. Air Force photo by Tech. Sgt. John Raven)
F-15EX Eagle II dispara primeiro míssil com sucesso. O F-15EX Eagle II disparou com sucesso um míssil AIM-120D contra um alvo aéreo não tripulado BQM-167 no Golfo do México. O teste inédito, foi realizado no último dia 25 de janeiro, informou a USAF em um comunicado.
O Major Benjamin Naumann e o Major Mark Smith, pilotos do 40th Flight Test Squadron, voaram o F-15EX durante o teste de tiro real, como parte do 53rd Wing’s Combat Archer, um programa de avaliação do sistema de armamentos ar-ar.
Utilizando os sensores embarcados, o F-15EX detectou o drone, adquiriu uma faixa de qualidade de armamento e disparou o míssil contra o alvo, destruindo o mesmo com sucesso, anunciou a USAF em um comunicado.
“Esta foi uma verificação ponta-a-ponta de todo o sistema de armamentos, que abrirá o caminho para lançamentos de mísseis mais complexos no futuro”, disse Colton Myers, Gerente de Testes do Operational Flight Program Combined Test Force.
Este lançamento de mísseis é mais um marco importante para o F-15EX, que na Base Aérea de Eglin, na Flórida, em março do ano passado, e passa por testes operacionais conjuntos de desenvolvimento.
Na seqüência, o novo caça participou do Exercício Northern Edge 21, um jogo de guerra no Alasca, onde registrou um recorde de “abates de adversários”, mas também sendo abatido. Após o Northern Edge 21, o caça passou por voos de desenvolvimento e testes em solo para resolver problemas no seu software Suite 9. Em outubro do ano passado ele foi enviado para a Base Aérea de Nellis, Nevada, para uma campanha de avaliações operacionais.
Esta combinação de avaliações de desenvolvimento e operacionais, “tem sido fundamental para o sucesso do programa, quebrando paradigmas dos testes tradicionais, obtendo resultados mais eficientes e rápidos para os combatentes”, disse Myers.
Atualmente apenas dois F-15EX compõem a frota da USAF, ambos baseados em Eglin AFB. Nos próximos anos, esse número aumentará significativamente, uma vez que a USAF assinou um contrato com a Boeing para adquirir até 144 jatos em um período de 15 anos, muito embora esse número possa ser alterado.
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