F-117 Nighthawk e F-35B Lightining II realizam treinamento conjunto. Novamente um lendário caça furtivo F-117 Nighthawk foi visto em treinamento fora da sua base, o Tonopah Test Range (código “TR”), no estado de Nevada, EUA. Pelo menos um F-117 foi deslocado na semana passada (07 à 11/02), para a Marine Corps Air Station (MCAS) de Miramar, Califórnia, voando em conjunto com caças F-35B do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC).
Foram observados diversos voos partindo da MCAS Miramar, com esquadrilhas mistas de dois (ou três) F-35B do USMC liderados pelo F-117. Os F-35B eram do Marine Fighter Attack Squadron (VMFA) 225 “Vikings”, pertencente ao Marine Aircraft Group (MAG) 13 e subordinado à 3rd Marine Aircraft Wing, do MCAS Yuma, Arizona.
O fotógrafo local @point_mugu_skies, falando para o The Aviationist disse:
“Foi um padrão muito semelhante a quando os Nighthawks visitaram Fresno [no ano passado]. Eu também estava lá para ver. O Nighthawk chegou na segunda-feira [08/02] à tarde… fez um voo rápido de manhã de terça-feira e depois nada no resto do dia (talvez um voo noturno), depois um voo às 11h30 aproximadamente na quarta-feira, um voo cedo na quinta-feira às 07h45 mais ou menos. E voltou para Tonopah na sexta-feira por volta das 11h00”, disse o fotógrafo.
O VMF-225 “Vikings” publicou as imagens na sua página oficial no Facebook, conforme abaixo:
“Aqui estão algumas ótimas fotos tiradas por um fotógrafo local de San Diego. Os Vikings acabaram de completar um destacamento de duas semanas na Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais Miramar, em apoio ao Exercício Winter Fury. Reuniram-se unidades de toda 3rd Marine Aircraft Wing, para o exercício que proporcionou a oportunidade ao VMFA-225 encaminhar a implantação e integração em missões de combate anti-aéreo com esquadrões irmãos, bem como de nações aliadas”, disse o texto dos Vikings.
O VMF-225 “Vikings” é a mais nova unidade F-35B dos Mariners, tendo conduziu seu primeiro voo operacional com o Lightning II a partir da MCAS Yuma em 25 de setembro de 2021. Este primeiro voo foi realizado logo após a transição do esquadrão do Boeing F/A-18D Hornet para o novo caça furtivo F-35B. Leia detalhes na notícia que publicamos aqui.
Em setembro do ano passado, noticiamos que dois F-117 Nighthawks operaram no Aeroporto Internacional de Fresno-Yosemite, sede da Base da Guarda Aérea Nacional da Califórnia, onde realizaram missões conjuntas com os caças F-15C/D Eagle da 144th Fighter Wing (144th FW) da ANG.
A Lockheed construiu 64 caças stealth F-117 Nighthawk, que voaram operacionalmente de 1983 até 2008. Estima-se que atualmente cerca de 48 dessas aeronaves estejam preservadas em condições de voo no Aeroporto de Tonopah Test Range (TR), em Nellis Test and Training Range (NTTR), Nevada. Eles são utilizados em programas de pesquisas e voos de treinamentos, como os que estão ocorrendo frequentemente. De acordo com a USAF, aproximadamente quatro unidades são descartadas anualmente, com as fuselagens sendo oferecidas para museus, através do programa de Base Estratégica da USAF do Museu Nacional da Força Aérea dos EUA.
@FFO