EUA estariam sinalizando positivamente na venda de F-16V para a Turquia. O imbróglio envolvendo a questão da venda de caças americanos para a Turquia, parece que está começando a se desfazer. Conforme a emissora CNN Turk, o governo dos Estados Unidos estariam sinalizando positivamente para a venda de caças F-16 para a Força Aérea Turca (TuAF).
Alegando principalmente o fortalecimento da OTAN na região do Mar Negro, os EUA estariam dispostos a aprovar a venda de 40 novos caças F-16 Block 70 (F-16 Viper), além de 80 kits para a modernização dos F -16 de versões mais antigas, atualmente em uso pela TuAF.
Após se reunir em outubro de 2021 com o presidente norte-americano, Joe Biden, o líder turco, Recep Tayyip Erdogan, assegurou que o mandatário dos EUA prometeu tratar de convencer o Congresso Americano para que autorizasse a venda dos F-16 aos turcos.
O Ministério da Defesa da Turquia, aguarda com expectativa essa aprovação, pois busca preservar o atual equilíbrio de poder no Mar Egeu, onde tem constantes escaramuças com os gregos, além de colaborar com os seus aliados da OTAN, contra a crescente ameaça no Mar Negro (Fonte: CNN Turk).
Relembrando o caso
Em 2007 a Turquia entrou como parceira no Programa JSF – Join Strike Fighter, onde se comprometeu em adquirir uma centena de caças de quinta geração F-35. Até 2019 o governo turco havia investido cerca de US$ 1,4 bilhão, quando o então presidente Donald Trump, com o consentimento de todos participantes do Programa JSF, excluiu a Turquia do acordo, após comprar sistemas de defesa antiaéreo russo S-400.
A principal alegação foi que, ao fechar acordos de defesa com Moscou, a Turquia poderia comprometer o Programa JSF, entregando para os russos e chineses dados críticos do caça furtivo F-35. O governo turco considerou o ato arbitrário, e passou a exigir o reembolso dos pagamentos feitos pelos F-35, solicitando que os valores fossem usados para financiar a compra de novos F-16V e kits de retrofit.
Como trata-se de uma decisão basicamente política, a negociação esbarrou na troca do governo norte-americano. Agora cabe ao atual presidente Biden, convencer o Congresso dos EUA para que aprovem a venda militar para os turcos.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO