EUA aprova venda do EA-37B Compass Call para a Itália. O Departamento de Estado dos EUA aprovou a possível venda para a Itália de aeronaves de ataque eletrônico EA-37B Compass Call. O negócio está avaliado em US$ 680 milhões (€ 619 milhões) e será realizado através do Programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) do governo dos EUA.
A Agência de Cooperação em Segurança de Defesa (DSCA) notificou o Congresso dos EUA sobre a proposta italiana, que envolve além de um número não divulgado de aeronaves, equipamentos, componentes e suporte, incluindo equipamentos de comunicação, navegação, sistemas de criptografia, manutenção e treinamento de pessoal. A principal contratada é a BAE Systems USA.
De acordo com o DSCA, “a Itália não terá dificuldade em absorver esses ativos em suas forças armadas”, enfatizando ainda mais a capacidade do país de integrar sistemas de defesa em sua infraestrutura. É esperado que esta venda aumente a colaboração da OTAN e as parcerias de defesa entre EUA e Itália, garantindo que a aliança enfrente as ameaças futuras.
Baseado no jato executivo Gulfstream G550 altamente modificado, o EA-37B Compass Call tem como função principal interromper as comunicações de Comando e Controle, sinais de radares e sistemas de navegação do inimigo, dificultando significativamente a coordenação do adversário como parte da missão de Contra-Comando, Controle, Computadores, Comunicações, Cyber, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (Counter-C5ISRT). Essa interrupção do gerenciamento do espaço de batalha inimigo e a supressão das defesas aéreas são cruciais nas operações modernas para aumentar as taxas de sucesso da missão.
A Itália se tornará, dessa forma, o primeiro cliente estrangeiro do sistema altamente classificado Compass Call e a Aeronáutica Militare Italiana (AMI) se tornará uma das poucas operadoras a colocar em campo uma capacidade de Ataque Eletrônico comprovada em combate, de última geração e altamente eficaz.
“A venda proposta melhorará a capacidade da Itália de enfrentar ameaças atuais e futuras ao aumentar a interoperabilidade com a USAF e interromper as comunicações de comando e controle do inimigo quando estiver contribuindo para operações de contingência no exterior”, mencionou o DSCA.
Em agosto deste ano, a USAF recebeu o primeiro EA-37B Compass Call, mais nova aeronave de Guerra Eletrônica (EW) da sua frota. Conforme noticiamos, o jato foi entregue na Base Aérea de Davis-Monthan, no Arizona, e será operada pelo 43º Esquadrão de Combate Eletrônico (43rd ECS), subordinado ao 55th ECG).
@FFO