EUA aprova venda de US$ 1 bilhão em mísseis JAGM para o Reino Unido. Os Estados Unidos aprovou uma grande venda de mísseis ar-solo produzidos Lockheed Martin AGM-179A (JAGM – Joint Air To Ground Missile) para o Reino Unido. De acordo com a Agência de Cooperação para a Segurança da Defesa (DSCA), o contrato de aproximadamente US$ 960 milhões envolve a venda de 3.000 mísseis e itens relacionados.
A aprovação ocorre cerca de dois anos e meio depois do Reino Unido enviar o pedido inicial no primeiro trimestre de 2021. Os JAGM foram selecionados pelo Comando de Aviação do Exército Britânico para armar seus novos helicópteros de ataque Boeing AH-64E Apache Guardian. Eles serão usados juntamente com os atuais mísseis Lockheed Martin AGM-114 Hellfire do Exército Britânico.
O Lockheed Martin AGM-179 é um míssil multissensor compatível com atualizações para todas as plataformas (aérea, terrestre e marítima) que busca substituir os atuais Hellfire ou TOW (Tube-launched, Optically tracked, Wire-guided). Recentemente novas versões do JAGM tiveram a integração de um buscador triplo de alta precisão, bem alcançaram um raio de ação de 16 km, o dobro das versões anteriores (saiba mais).
O JAGM entrou em produção reduzida há cerca de cinco anos antes de atingir a produção plena no ano passado. Desde então, a Lockheed Martin entregou mais de mil AGM-179 para o Exército, Marinha e Fuzileiros dos EUA.
@FFO