• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

O míssil JAGM da Lockheed Martin entra em produção em série

12 de setembro de 2022
O míssil JAGM da Lockheed Martin entra em produção em série (Foto: LM).
O míssil JAGM da Lockheed Martin entra em produção em série (Foto: LM).

O míssil JAGM da Lockheed Martin entra em produção em série. O US Army aprovou a produção em Full–Rate Production  (FRP) do Lockheed Martin AGM-179 Joint Air-to-Ground Missile (JAGM). Isto significa a liberação da produção em série do míssil que será o substituto do consagrado AGM-114 Hellfire.

Esta decisão demonstra o amadurecimento do programa JAGM e a confiança do Exército nas capacidades de produção e de sua manutenção de longo prazo. A decisão do FRP permite que a Lockheed Martin produza o sistema JAGM em quantidades maiores e marca também a conclusão dos testes operacionais do novo míssil nos helicópteros AH-64E Apache do US Army e AH-1Z Viper d USMC (US Marine Corps).

“O míssil JAGM provou repetidamente que é confiável, fornecendo capacidades ofensivas e defensivas focadas na missão e mantendo uma vantagem competitiva contra qualquer adversário em potencial. O marco da produção total do programa fala muito sobre como a precisão e eficácia de combate do JAGM” — Jerry Brode, vice-presidente de Close Combat Systems da JAGM da Lockheed Martin.

AGM-179 Joint Air-to-Ground Missile (JAGM) será o substituto do consagrado AGM-114 Hellfire (Foto: US Army).
AGM-179 Joint Air-to-Ground Missile (JAGM) será o substituto do consagrado AGM-114 Hellfire (Foto: US Army).

O JAGM substituirá os mísseis os AGM-114R Hellfire e AGM-114 Hellfire Longbow fabricados pela Lockheed Martin. Assim como o Hellfire o JAGM é um míssil ar-terra multissensor compatível com o lançador M299 e compatível com todas as plataformas (ar, terra e mar) que atualmente empregam mísseis Hellfire ou Hellfire Longbow. O que inclui AH-64, MQ-1C, AH-1Z e potencialmente o MQ-9 e o MH-60R. 

Para ficar à frente dos avanços do adversário, a Lockheed Martin também está investindo em futuras melhorias do produto JAGM, incluindo o aumento do alcance para até 16 km na variante JAGM-Medium Range. O JAGM-MR quase dobra o alcance atual do JAGM sem afetar seu comprimento ou diâmetro. 

O JAGM provou sua eficácia em combate e maturidade do sistema através de várias rodadas de testes de voo e avaliação de produção. Em junho de 2018, a JAGM atingiu o Marco C e entrou na Produção Inicial de Baixa Intensidade (LRIP). Em março de 2019, a JAGM atingiu sua Capacidade Operacional Inicial (IOC) para os helicópteros AH-64E Apache do Exército dos EUA. Em março de 2022, o JAGM recebeu o ICO para o helicóptero AH-1Z Viper. 

O US Army já recebeu o 1.000º JAGM este ano. A decisão da FRP é um grande marco para este programa, aumentando da capacidade de produção, o permitirá que o programa atenda clientes domésticos e, eventualmente, internacionais, mais rapidamente. Ele será produzido na Lockheed Martin’s Pike County Operations Facility em Troy, Alabama, na mesma linha onde já saíram mais de 125 mil AGM-114.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login