EsqdVF-1 da Marinha do Brasil realiza Campanha Emprego Ar-Solo. Entre 22 de abril e 15 de maio, o 1ª Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1), realizou a Campanha de Emprego Ar-Solo no estande de tiro de Maxaranguape, no Rio Grande do Norte.
Na ocasião foram utilizadas duas aeronaves modelo AF-1B e AF-1C e contou com a participação de todos os pilotos do Esquadrão além de militares do Grupo Aeronaval de Manutenção.
Durante os empregos no estande, foram treinadas as modalidades de Bombardeio de Média Altura (BMA) com lançamento de BEX -11 e Tiro Terrestre (TT) com uso da metralhadora de 20mm, modalidade esta que há mais de 10 anos não era realizada pelo Esquadrão.
A realização desta campanha foi de extrema importância para o adestramento dos pilotos, com o lançamento de 113 unidades de BEX-11 e 470 cartuchos de 20mm, e permitiu qualificar/requalificar 8 pilotos em Ataque Ar-Solo, além de formar dois líderes de formatura em estande para emprego do armamento. Adicionalmente foram realizados diversos testes do “software” operacional de voo (OFP) das aeronaves modernizadas, avaliando a precisão do sistema de pontaria nos mais variados perfis de emprego.
Atualmente, o 1ª Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1), sediado na Base Aéra Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), conta com seis aeronaves de ataque McDonnell Douglas A-4 Skyhawk, sendo quatro AF-1B (N-1001, N-1008, N-1013 e *N-1004) e dois AF-1C (N-1021 e N-1022).
* O N-1004 está em processo de modernização na Embraer, e deverá ser entregue no final deste ano.
@FFO