Embraer espera anunciar em breve dois novos contratos de venda do A-29 Super Tucano. A Embraer espera anunciar até o final do ano, dois novos contratos de venda do caça leve e treinador avançado A-29 Super Tucano. A informação foi divulgada por Bosco da Costa Junior, CEO da Embraer Defesa e Segurança, em recente entrevista à Aviation Week.
“Posso dizer que estamos prestes a anunciar dois pedidos adicionais ainda este ano”, disse Bosco Jr., sem detalhar os nomes dos clientes. Entre as possibilidades estão as Forças Aéreas do Líbano, Portugal e Gana.
“Estamos em conversas muito avançadas com dois países”, disse da Costa. “Acho que a demanda pelas operações que o Super Tucano consegue fazer, como reconhecimento armado, ataque leve e especialmente treinamento avançado, estão recebendo muita atenção.”
Recentemente, o Uruguai e o Paraguai firmaram contratos com a Embraer, envolvendo a compra de seis A-29 cada. A Embraer também está preparando um pacote de atualizações de meia-vida para os A-29 da Força Aérea Brasileira que entraram em serviço em meados de 2003, informou Costa Jr.
“Estamos discutindo com eles [ a Força Aérea Brasileira ] um pacote para atualizar sua frota de A-29”, disse da Costa. “Acho que a prioridade deles agora é modernizar seus Super Tucanos.”
Na semana passada, a USAF transferiu seus três A-29 para a Escola de Pilotos de Teste em Edwards AFB, na Califórnia. Originalmente, essas aeronaves foram adquiridas pelo Comando de Operações Especiais da Força Aérea (AFSOC) para a missão Combat Aviation Advisor (CAA). Desde o encerramento da CAA, os Super Tucanos foram armazenados pelo AFSOC.
A Embraer ainda mantém a esperança de um pedido adicional de A-29 pela USAF, mesmo após Comando de Operações Especiais ter selecionado o Air Tractor OA-1K para o programa Armed Overwatch. Por isso, os Executivos da empresa mantém contatos e negociações com as Altas Autoridades da USAF.
“Ainda acreditamos que o A-29 seria a plataforma ideal para a missão Armed Overwatch”, disse Frederico Lemos, diretor comercial da Embraer Defesa e Segurança. “Temos uma linha de montagem pronta e completamente disponível em Jacksonville [Flórida] para produzir algumas unidades deste avião para a demanda dos EUA.”
Fonte: Aviation Week
@FFO