Drone Airbus Zephyr caiu após 64 dias de voo para o Exército dos EUA (Arte: Airbus). A aeronave não tripulada de alta altitude Zephyr S da Airbus, sofreu um acidente em 19 de agosto, no deserto do Arizona, depois de passar 64 dias e 18 horas em voo. O objetivo da missão era uma demonstração para o Exército dos EUA e, apesar do acidente, técnicos da Airbus disseram que foram coletados mais de 1.500 horas de dados que serão analisados.
Apesar da longa experiência de voo anteriores, os controladores de voo da Airbus Defense and Spacedo perderam contato com o Zephyr S, que caiu no deserto, sem causar vítimas em solo. A Airbus não informou o detalhes da falha que causou a queda do drone, que teria sofrido danos irreparáveis.
Falando ao portal Simple Flying, um representante da Airbus Defense disse: “Após 64 dias de voo estratosférico e a conclusão de vários objetivos da missão, o Zephyr passou por circunstâncias inesperadas que encerraram seu voo. Ninguém ficou ferido. Nossas equipes estão atualmente analisando mais de 1.500 horas de dados de missão. A valiosa experiência do voo ultra longo provou ser um passo positivo em direção aos objetivos da plataforma de alta altitude do Exército do EUA.”
Conforme noticiamos anteriormente, a aeronave havia decolado em 15 de junho, de uma pista do Exército dos EUA, localizada no Yuma Proving Ground (YPG). Utilizando o indicativo “ZULU 82” a aeronave foi rastreadas pelos sites de monitoramento online, em voo variando entre 60 mil pés (FL 600) e 70 mil pés (FL 700), e uma velocidade variável com máxima observada de 90 nós. Os drone permaneceu a maior parte do tempo sobre o estado do Arizona, com uma incursão na América Central e Golfo do México, no mês de junho.
Em seu último dia de operações, o Zephyr S voava sobre o deserto do Arizona, um pouco mais baixo do que o normal (entre 45.000 e 50.000 pés). Após completar uma manobra em forma de S, a cerca de 50 – 60 nós, algo inesperado ocorreu e, conforme os dados ADSB, o drone caiu a uma velocidade de descida vertical de pouco mais que 4.500 pés por minuto. Embora não confirmado pela Airbus, parece que o acidente destruiu completamente a aeronave.
Esta missão do Zephyr S estaria relacionada com um experimento do Exército dos EUA, que explora suas características altamente eficientes em voo de longa duração, como parte de um plano mais amplo, com objetivo de demonstrar sua capacidade de servir como uma plataforma de sensores.
Operando como plataforma de sensores, os drones da série Zephyr têm o benefício de serem mais flexíveis em comparação com os satélites espiões tradicionais, mas com graus de persistência muito mais altos do que os drones de alta altitude e longa resistência existentes. O Zephyr pode ser implantados de forma relativamente rápida, além de serem capazes de voar longas distâncias para uma área de interesse e, em seguida, podem ser rapidamente reatribuídos em voo em resposta às demandas operacionais em evolução.
Em termos de comunicação e compartilhamento de dados, uma rede de ‘malha’ distribuída composta por vários exemplos desses drones também pode fornecer uma capacidade de retransmissão de sinal além da linha de visão.
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