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O Airbus Zephyr (HAPS), conclui a campanha de testes em voo 2020

3 de dezembro de 2020
Equipe da Airbus Defence and Space lança do UAS Zephyr High Altitude Platform (HAPS), para mais um voo estratosférico na campanha de voos 2020 (Foto: AD&S).

A Airbus Defence and Space concluiu com sucesso uma nova campanha de testes em voo do Zephyr High Altitude Platform (HAPS), no Arizona, EUA.

Apesar da pandemia de COVID-19, a campanha de voos 2020 foi concluída com sucesso, centrada principalmente na manobrabilidade e controle operacional da aeronave, particularmente testando voos em baixa altitude e estágio inicial de transição para camadas superiores da atmosfera. Também foi validado um novo conjunto de sistema e planejamento de voos e desenvolvidos novos conceitos operacionais.

As campanhas anteriores já comprovaram a resistência para voos estratosféricos, em 24 horas do UAS – Unmanned Aerial System, com vistas ao mercado civil e militar.

“Tendo comprovado a capacidade de voo estratosférico, continuamos amadurecendo ainda mais o sistema operacional com o objetivo de sermos mais flexíveis e robustos para atender às necessidades de nossos clientes. O resultado desta campanha é uma contribuição valiosa para completar o programa de voos no ano que vem”, disse Jana Rosenmann, Chefe de UAS da Airbus.

Uma aeronave da classe Zephyr tem o recorde de voo mais longo sem abastecimento, durante a campanha de voos 2018 (Foto: AD&S).

Nesta campanha foi utilizada a aeronave Zephyr, em uma versão atualizada, mais leve e equipada com novos softwares de controle e instrumentos específicos para testes em voo. Fora realizadas operações e avaliações de decolagens, subidas, voo de cruzeiro, descida e pousos bem-sucedidos. Todas as etapas da avaliações foram concluídas com sucesso, demonstrando que a aeronave foi capaz contribuir com excelência os testes deste mes.

O UAS estratosférico Zephyr é líder mundial em voos usando exclusivamente fonte de energia solar, operando em altitudes bem acima das formações meteorologias atmosféricas e do tráfego aéreo convencional. Aeronaves da classe Zephyr, preencheriam um nicho de mercado, superando as aeronaves tripuladas, não-tripuladas (UAV) e até mesmo os satélites, por exemplo.

Após a conclusão da campanha de voo 2020, o UAS Zephyr deu mais um passo em direção à realidade operacional. O Zephyr poderá atuar em missões de monitoramento de incêndios florestais, derramamentos de petróleo, vigilância ambiental, além de servir como “ponte” (relay) de comunicações para comunidades remotas, ou tropas deslocadas em locais remotos do mundo.

Em julho de 2018, o UAS Zephyr bateu um recorde durante uma campanha de voos, quando a aeronave voou continuamente por 25 dias, 23 horas e 57 minutos, em altitude média de 60 mil pés e máxima de 71.140 pés, batendo o recorde de voo mais longo sem reabastecimento realizado por uma aeronave.

@FFO

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