Desenvolvimento acelerado do KAI KF-21 Boramae. A Korean Aerospace Industries (KAI) segue no desenvolvimento do seu novo caça KF-21 Boramae, com um processo rapidamente evoluindo através de seis protótipos produzidos até o momento. Durante os dias 01 e 26 de dezembro de 2021, a KAI conduziu uma Avaliação PVI (Pilot Vehicle Interface), além de testes de iluminação interna e externa utilizando o protótipo número três (#3) do Boramae. Para essas avaliações, foram convocados sete pilotos da Força Aérea da República da Coreia (RoKAF).
Nos testes PVI foram realizadas avaliações da interface entre o piloto e os componentes do cockpit, analisando adequação, design e operação, bem como procedimentos em solo de escape e ejeção. Já nos testes de iluminação, os pilotos avaliaram a disposição de luzes internas e externas, para determinar se estão adequadas para a operação do jato.
“Todas as percepções realizadas pelos pilotos da RoKAF durante os testes de solo, serão revisadas e discutidas com objetivo de criar um formato de cabine mais otimizado para o KF-21”, informou a KAI em comunicado.
Também foram realizados testes do assento ejetável com o protótipo #3, fornecido pela empresa britânica Martin Baker. Foram realizados nove lançamentos em solo, com o veículo de testes.
Projetado e desenvolvido pela Korea Aerospace Industries (KAI), o KF-21 Boramae é um caça de geração 4++, com tecnologias muito próxima às aeronaves de 5ª geração, com exceção a falta de capacidade stealth. Com alto desempenho e velocidade supersônica acima de Mach 1.8 (2.200 km/h), o bimotor terá alcance de aproximado de 2.900 quilômetros, peso máximo de decolagem de 25 toneladas, carga útil de quase oito toneladas de armamentos, e capacidade de ataque ao solo.
O primeiro voo do KF-21 Boramae está programado para ocorrer em julho deste ano. O futuro caça sul-coreano deverá compor a espinha dorsal da aviação de combate de primeira linha da Força Aérea da República da Coreia, que espera estar operando as 40 unidades em 2028, e todos os 120 encomendados até 2032.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO