CV-22 Osprey da USAF destrói heliponto em hospital no Reino Unido. Na última quarta-feira (21/04), um Boeing/Bell CV-22B Osprey da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), destruiu o heliponto do Hospital Universitário Addenbrooke, em Cambridge, Reino Unido. O fato ocorreu na decolagem do tiltrotor, e foi registrado em vídeo por uma testemunha, que publicou nas redes sociais.
O CV-22B Osprey, matrícula AF 10-0053, operado pela 48th Fighter Wing (48 FW), baseado na RAF Lakenheath, UK, estava realizando um treinamento de transferência de vitimas, com pouso e decolagem no heliponto gramado do hospital Addenbrooke. Após o pouso, a aeronave permaneceu no local por alguns instantes, e no momento que aplicou potência para a decolagem, o calçamento emborrachado no entorno do local foi completamente arrancado. A aeronave não sofreu danos e seguiu em missão.
O heliponto do Hospital Addenbrooke está temporariamente indisponível, até que o conserto seja executado. Desta forma, os helicópteros que pousam diariamente no local, irão operar no Aeroporto de Cambridge, e a transferência dos pacientes será realizada por via terrestre para Addenbrooke, o principal centro de traumatismo da região
Conforme o Major Keavy Rake, da 48th FW da USAF, a área foi vistoriada para levantar os danos causado pela operação do Osprey. O processo para conserto e liberação operacional do local ocorrerá o mais rápido possível, e será realizado pela unidade militar americana, em conjunto com seus parceiros locais.
@FFO