Cúpula do G-20: Paraguai e BNDES assinam financiamento dos seis Embraer Super Tucanos para a FAP. O governo do Paraguai e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil (BNDES), assinaram o contrato para o financiamento de seis novos aviões de ataque leve Embraer A-29 Super Tucano para a Força Aérea Paraguaia (FAP).
Com valor aproximado de US$ 100 milhões, o acordo foi firmado em 18 de novembro, durante a Cúpula do G20, no Rio de Janeiro. A cerimônia de assinatura contou com as presenças do ministro da Economia do Paraguai, Carlos Fernández Valdovinos, e do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
“A operação fortalece a parceria estratégica entre o Brasil e o Paraguai e contribui para que o país vizinho reforce sua capacidade tecnológica na luta contra o narcoterrorismo”, informou o BNDES.
No mês de julho, durante a Farnborough Airshow 2024, realizada no Reino Unido, a Embraer e o Paraguai anunciaram o negócio envolvendo o fornecimento de seis novas aeronaves de ataque leve para recapacitar a FAP.
As negociações já vinham ocorrendo anteriormente, inclusive em fevereiro a Embraer levou um A-29 para uma demonstração em Assunção, quando o presidente paraguaio, Santiago Peña, afirmou publicamente sua intenção de aquisição dessas aeronaves.
O A-29 Super Tucano é líder mundial em sua categoria, com mais de 260 aeronaves encomendadas, mais de 550.000 horas de voo com 60 mil em combate. O número de forças aéreas que operam o A-29 Super Tucano cresce continuamente devido à combinação de características únicas que o tornam a escolha de menor risco, acessível e flexível.
Equipada com tecnologia de última geração na identificação precisa de alvos, amplo sistemas de armas e um conjunto abrangente de comunicações, sua construção robusta permite operações em pistas não pavimentadas e em locais com pouca infraestrutura. Além disso, a aeronave possui o conceito de manutenção simples, que oferece altos níveis de confiabilidade, disponibilidade e resistência estrutural com baixos custos de ciclo de vida.
Atualmente a FAP possui alguns AT-27 Tucanos com cerca de 40 anos em média, responsáveis pela defesa aérea do país. Os novos A-29 Super Tucanos irão ampliar a capacidade de proteção do espaço aéreo paraguaio, principalmente para o combate ao tráfico internacional de drogas e controle de fronteira. A Embraer espera entregar o primeiro Super Tucano em 2025.
@FFO