Embraer demonstra A-29 Super Tucano para o Presidente do Paraguai. A Força Aérea Paraguaia (FAP) celebrou os seus 101 anos em um evento realizado ontem (22/02), na sede da Primeira Brigada Aérea, no setor militar do Aeroporto Internacional de Assunção. A cerimônia foi presidida pelo Presidente da República, Santiago Peña, demais autoridades e convidados.
A Embraer enviou para Assunção o A-29 Super Tucano, matrícula civil PT-ZDV, para exposição estáticas e voos de demonstração. A presença do avião de ataque brasileiro na festa paraguaia tem como pano de fundo uma negociação entre os governos envolvendo o fornecimento de um lote dessas aeronaves para a FAP.
O pacote oferecido ao Paraguai tem o valor aproximado de de US$ 121 milhões, e envolve o repasse de seis A-20 Super Tucano da Força Aérea Brasileira, simuladores de voo, treinamento de oito pilotos e 12 técnicos de manutenção, a construção de infraestrutura para receber as novas aeronaves, além da modernização de dos AT-27 Tucanos atualmente em operação na FAP.
Por solicitação do Presidente Peña, os ministros estão trabalhando na busca de uma fonte de financiamento externo para possibilitar a aquisição das aeronaves da Embraer para reforçar a vigilância aérea na região de fronteira entre os dois países.
#NOTICIAS // ✈️ En la mañana de hoy, el presidente Santiago Peña probó la aeronave A29 Súper Tucano que es fabricada en Brasil y que el Gobierno pretende adquirir a futuro.#BMOnline #paraguay #fyp #actualidad #noticias #parati pic.twitter.com/V06e67ENN2
— Bruno Masi (@brunomasitv) February 22, 2024
“As conversas estão apenas começando. Ainda não temos recursos e a fonte de financiamento está sendo analisada”, disse o General do Ar Julio Rubén Fullaondo, Comandante da FAP. “Os aviões seriam utilizados para treinamento e cumprimento da missão constitucional. Atualmente, nosso principal inimigo é o crime organizado e o tráfico ilícito”, disse o General-Oficial.
A capacidade operacional do Super Tucano permitirá que a FAP opere em quaisquer condições climáticas, em pistas curtas e semi-preparadas. O custo operacional do A-29 é cerca de US$ 1.500 por hora de voo, segundo informou General Julio Fullaondo.
No final de 1987 a FAP recebeu seis novos AT-27 Tucano (FAP 1051 à FAP 1056) comprados para o Grupo Aerotático (GAT), sediado em Assunção. Deste então, essas aeronaves de ataque leve e treinamento compõem a primeira linha de caça do Paraguai. Três AT-27 originais foram perdidos em acidentes (FAP 1054, FAP 1055 e FAP 1056), sendo posteriormente repostos por três Tucanos comprados de segunda mão da Força Aérea Brasileira (FAP 1057 à FAP 1059).
Conforme noticiamos, pela primeira vez os AT-27 Tucanos da Força Aérea Paraguaia deverão participar do Exercício Multinacional CRUZEX, que acontecerá no mês de novembro deste ano, na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO