
A 413th Flight Test Squadron HH-60W Pave Hawk hangs in the anechoic chamber at the Joint Preflight Integration of Munitions and Electronic Systems hangar, Jan. 6, 2020, at Eglin Air Force Base, Fla. The J-PRIMES anechoic chamber is a room designed to stop internal reflections of electromagnetic waves, as well as insulate from external sources of electromagnetic noise. (U.S. Air Force photo by Samuel King Jr.)

Comando de Material da USAF conclui testes do Jolly Green II. O Comando de Material da Força Aérea dos EUA (AFMC), o 413º Esquadrão de Teste (413th FTS) e a Sikorsky, informaram que foram concluídos em 13 de abril, o programa de testes de desenvolvimento do HH-60W Jolly Green II, o novo helicóptero de busca e resgate em combate (C-SAR).
O objetivo desses testes era demonstrar o desempenho das armas e, ao mesmo tempo, otimizar as configurações do sistema de armas. O resultado desses trabalhos garantiu que os responsáveis desse programa estivessem bem informados sobre o desempenho do Jolly Green II.
A aeronave chegou no 413th FTS em novembro de 2019, depois de passar por diversas avaliações e testes em outros locais, bem com o primeiro voo realizado em maio daquele ano. A equipe integrada acumulou mais de 1.100 horas de avaliações de voo com seis protótipos, que erviram para avaliação de todo espectro de sistemas da aeronave.
Alguns dos testes envolveram o desempenho da aeronave, sistemas de comunicação de voz e dados, teste ambiental no Laboratório McKinley Climatic, sistema de reabastecimento em voo, autoproteção, guincho de resgate e três sistemas de armamentos, entre outros.
A aeronave testada no 413th FTS será modificada para uso operacional antes de ser transferida para sua respectiva unidade de resgate da USAF. Com a conclusão desta etapa, o Jolly Green II será repassado para o Combat Search and Rescue Combined Test Force, na Base Aérea de Nellis, Nevada, que prosseguirá coma acampanha de avaliações até 2022.
O Sikorsky HH-60W Joly Green II é resultado do programa CRH – Combat Rescue Helicopter lançado em 2014, que objetiva substituir gradualmente os HH-60G Pave Hawk em missões SAR/C-SAR. Em 27 de fevereiro de 2020 a Sikorsky recebeu um pedido inicial da USAF, para produção de baixa intensidade de 12 helicópteros de HH-60W, evoluindo para um pedido total de 113 unidades, afim de equipar todas as unidades operacionais.
@FFO