An HH-60W Jolly Green II connected with a HC-130J tanker for its first ever aerial refueling over southern Alabama Aug. 5, 2020. The Air Force’s new combat search and rescue helicopter is currently undergoing developmental and operational testing. (U.S. Air Force photo by Master Sgt. Tristan McIntire)
No dia 5 de agosto de 2020 foi realizada a primeira missão de Reabastecimento em Voo (REVO) do mais novo helicóptero SAR/C-SAR da USAF. O encontro ocorreu entre um Lockheed HC-130J Hércules USAF AF 11272 e o Sikorsky HH-60W Jolly Green II USAF AF 14448, a 3.000 pés sobre a região da Eglin AFB, se estendendo até o sul do estado do Alabama.
O REVO marcou o início de duas semanas de testes para o desenvolvimento do envelope de reabastecimento aéreo da aeronave pelos pilotos de ensaio do 413th FLTS Combat Rescue Helicopter. Ao longo dos testes, a tripulação e os engenheiros avaliarão a capacidade do helicóptero de se conectar com a cesta de combustível e suas qualidades de manuseio durante o abastecimento. Os primeiros REVOs foram a “seco” e ocorreram somente durando o dia. A medida que o trabalho evoluiu, passou para REVO “molhado” e noturno, este com uso de óculos de visão noturna (NVG) – fase atual do ensaio.
Os sete HH-60W já produzidos pela Sikorsky vem passando por diversos ensaios realizados pela USAF, entre eles, o emprego do radar, dos sistemas defensivos e do armamento em missões Combat SAR.
O HH-60W é resultado do programa CRH – Combat Rescue Helicopter lançado em 2014, que irá substituir gradualmente os Sikorsky HH-60G Pave Hawk nas missões de SAR/C-SAR na USAF. A previsão é os dois primeiros lotes de baixa intensidade, com 19 aeronaves, entrem em serviço em 2021. A produção seriada está prevista para iniciar 2023 atingindo um total de 113 aeronaves.
@CAS