China estaria desenvolvendo um helicóptero furtivo. O helicóptero de transporte tático chinês Harbin Z-20 (considerado uma cópia do norte-americano Black Hawk), poderá receber atualizações, que incluem a capacidade de ser reabastecido em voo. A informação foi divulgada por Deng Jinghui, designer-chefe do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Helicópteros da estatal Aviation Industry Corporation of China (AVIC), em uma entrevista para a China Central Television (CCTV) na última terça-feira (11/01).
“Como os helicópteros têm menor alcance em comparação com as aeronaves de asa fixa, estamos considerando estender esse alcance na forma de reabastecimento em voo. Também podemos usar outras aeronaves para transferir helicópteros em implantação de longo alcance”, disse Deng, quando questionado sobre o futuro atualizações do Z-20, cuja primeira apresentação pública ocorreu em 2019.
Estão sendo avaliadas diversas atualizações no Z-20, que incluem desde itens de segurança para as tripulações, até melhorias no sistema de vibração e redução de ruído da aeronaves, disse Deng. A mídia chinesa tem especulado sobre o possível desenvolvimento de algumas variantes do Z-20, como uma versão de ataque, uma versão naval e uma versão de guerra antissubmarino. Essas informações não foram confirmadas pelo funcionário da estatal.
Em maio de 2021, uma reportagem da mídia revelou um modelo em escala aparentemente de um helicóptero furtivo, em uma instalação do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Helicópteros da China. Alguns especialistas disseram que poderia ser uma variante furtiva baseada no Z-20.
Ao ser questionado sobre o assunto de um helicóptero furtivo, Deng não respondeu diretamente: “Os helicópteros são assassinos de baixa altitude que desempenham um papel único em operações especiais. Também estou interessado nessa pergunta, então vamos aguardar para uma resposta em conjunto.”
O helicóptero furtivo pode ser um projeto de pesquisa avançado. Esse tipo de aeronave pode ser estrategicamente importante em missões de assalto e penetração, tendo em vista difícil de detecção pelas defesas inimigas, o que aumenta as suas chances de sobrevivência, disse o especialista em aviação militar chinesa, Fu Qianshao, para o Global Times.
Em resposta a uma pergunta sobre o projeto de um novo helicóptero de transporte pesado, Deng disse que isso será decidido com base nas necessidades dos operadores e nas capacidades tecnológicas da China.
Esse novo “peso-pesado” teria um design com rotor principal e rotor de cauda, ao invés de dois rotores em tandem, como o usado pelos EUA nos seus CH-47 Chinook. Deng cita essa escolha por conta do know-how adquirido pela China no desenvolvimento de aeronaves de asas rotativas.
Ao final da sua reportagem, o Global Times cita especulações de que a China e a Rússia estariam desenvolvendo em conjunto, um helicóptero de transporte pesado na classe de 40 toneladas.
Fonte: Global Times
@FFO