China enviou seis Y-20A com ajuda humanitária para o Afeganistão. No último dia 22 de junho, um forte terremoto atingiu a região sudoeste do Afeganistão, causando mais de mil vítimas. Atendendo um pedido do governo talibã, Pequim enviou para Cabul seis aviões de transporte Xian Y-20A da Força Aérea do Exército de Libertação Popular Chinês (PLAAF) com um total de 105 toneladas de ajuda humanitária.
Há muito tempo o Aeroporto Internacional de Cabul não recebe muitos voos cargueiros militares estrangeiros. Desde que os Estados Unidos e seus Aliados deixaram o Afeganistão às pressas, há cerca de um ano, deixando imagens perturbadoras no aeroporto mais importante do país, a frequência de chegadas e partidas de aviões cargueiros diminuiu sensivelmente.
Segundo dados oficiais, o terremoto matou cerca de mil pessoas e deixou dezenas de milhares desabrigadas, levando o governo do Talibã a solicitar ajuda à comunidade internacional. A China então se comprometeu com o fornecimento de ajuda humanitária em grande escala a partir do Aeroporto Ürümqi-Diwopu, fronteira com o Afeganistão.
Além dos seis Y-20A, outras cinco aeronaves comerciais foram fretadas para levar suprimentos de socorro para Cabul, de onde o material foi transportado para a região do desastre de difícil acesso na fronteira com o Paquistão. O embaixador chinês no Afeganistão, Wang Yu, descreveu as ações de seu país como “a melhor manifestação da amizade entre as duas nações”.
运 Y-20 从向阿富汗提供援助回来 back from delivering aid to Afghanistan #PLAAF #解放军 空军 pic.twitter.com/raCZWmntBd
— China Made 中国制造 (@Anthony01375841) July 4, 2022
O quadrimotor Xian Y-20 é o maior avião de transporte militar da China, com uma capacidade de carga útil máxima de 66 toneladas, autonomia de até 10 mil quilômetros e uma moderna aviônica embarcada. A versão Y-20A é equipada com quatro motores turbofans de origem soviética Solovyov D-30KP-2, cujo projeto remonta a década de 1960. Atualmente a Xian desenvolve a versão Y-20B, equipada com modernos motores chineses Shenyang WS-20, mais eficientes que os russos.
Recentemente os Y-20A da PLAAF realizaram uma missão humanitária para Tonga, com auxílio para as vítimas de uma violenta erupção vulcânica no início deste ano.
@FFO