China apresenta Y-20 no show aéreo Airpower22 na Áustria. Uma aeronave de transporte Y-20 da Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) está em exibição pública na Europa, no show aéreo Airpower22. Organizado pelas Forças Armadas Austríacas, o evento ocorre entre os dias 02 e 03/09 na Base Aérea de Hinterstoisser, em Zeltweg, na Áustria.
O quadrimotor de transporte pesado chinês pousou em Hinterstoisser na última quarta-feira (01/09). Ele se une a cerca de 200 aeronaves de 20 países que participam de um dos maiores shows aéreos da Europa.
Recentemente noticiamos que alguns Y-20 da PLAAF voaram para a Sérvia, em um voo de transporte de sistemas de mísseis de defesa aérea adquiridos pelo país do Leste Europeu. A movimentação dos jatos chineses atraiu grande atenção na Europa.
Entre outras missões internacionais realizadas pelos Y-20 da PLAAF, estiveram uma operação de suporte humanitário de emergência para Tonga, depois que o país insular no Pacífico Sul foi atingido por uma erupção vulcânica em janeiro. As aeronaves também estiveram nas Ilhas Salomão, em uma missão de entrega de material antiepidêmico em fevereiro, bem como uma missão de entrega de suprimentos humanitários ao Afeganistão em junho, após um terremoto. Em um desenvolvimento mais recente, a aeronave entregou suprimentos de socorro ao Paquistão no final de agosto, após uma inundação atingir o país.
Especialistas ouvidos pelo Global Times, afirmaram que ao participar de um show aéreo internacional na Europa, a PLAAF demonstra transparência, e a exibição do Y-20 permite que os visitantes conheçam melhor a indústria aeronáutica chinesa. O grande avião de transporte pesado rapidamente está se transformando no “cartão-de-visitas da China para o mundo”.
“Existem poucos países no mundo que podem desenvolver de forma independente grandes aeronaves militares de transporte como o Y-20. Isto reflete o alto nível da indústria de aeronáutica chinesa”, disse Wei Dongxu, especialista militar chinês ao Global Times.
Recentemente noticiamos que a PLAAF apresentou a nova versão de reabastecimento em voo (REVO) baseado no Y-20. Denominado como YU-20, a aeronave foi exposta na feira alusiva ao Dia Nacional da PLAAF, realizado em 27/08 no Aeródromo de Changchun, nordeste da China.
A China também poderia oferecer o Y-20 para exportação, especialmente agora que está desenvolvimento no país novos motores. Graças ao seu excelente custo-benefício, o Y-20 será mais competitivo no mercado internacional do que seus equivalentes Il-76 russo e C-17 norte-americano, afirmou Wei.
@FFO