China apresenta oficialmente seu novo avião-tanque YU-20. O Coronel Sênior Shen Jinke, porta-voz da Força Aérea do Exército Popular de Libertação da China (PLAAF), disse que o novo avião-tanque YU-20 recentemente atuou ao lado dos caças J-16 em uma operação conjunta com a Rússia. A informação foi divulgada ontem (28/08), em entrevista coletiva durante o evento o Dia Nacional da PLAAF, realizado no Aeródromo de Changchun, província de Jilin, nordeste do país.
O YU-20 é uma variante do avião de transporte chinês Y-20, desenvolvido localmente a partir do russo Ilyushin Il-78 Midas, que por sua vez é uma variante do quadrimotor de transporte Il-76 Candid. Como esta aeronave, a China pode efetivamente aprimorar suas operações de longo alcance, afirmou o Coronel Shen.
De acordo com Yang Minghui, piloto de YU-20 da PLAAF que participou da coletiva de imprensa no sábado (27/08), o YU-20 tem bom desempenho de voo e capacidade de transporte de combustível, o que pode melhorar as capacidades de combate contínuo e o ataque de longo alcance da força aérea. De acordo com Yang, “o novo avião-tanque chinês já participou de mais de 20 missões de treinamento, testando exaustivamente suas capacidades de multiplicador de combate para a força aérea”.
A China vê no YU-20 uma ferramenta essencial para lançar sua projeção como potência mundial, uma vez que a atual capacidade de reabastecimento em voo (REVO) da PLAAF seja limitada à duas dúzias de H-6U (bombardeiros H-6 Badger convertidos), além de um trio de Il-78 Midas.Os H-6U tem capacidade para no máximo 18,5 toneladas de combustível, em comparação com os KC-135 da USAF, que podem transportar até 90 toneladas.
YU-20 Promotional videos pic.twitter.com/UE0EvXunHZ
— Manoj G Kumar (@manoj4qwertr) August 27, 2022
Essa modernização e ampliação da capacidade REVO da PLAAF, vem ao encontro dos planos de Pequim de aumentar sua presença militar em torno da ilha de Taiwan, além de toda a primeira cadeia de ilhas na região. A incorporação do YU-20 é fundamental para a política externa de projeção estratégica da China.
@FFO
O avião-tanque YU-20 da Força Aérea do Exército Popular da China (PLAAF) foi uma das principais atrações da Exposição de Aviação de Changchun, realizada na semana passada na província de Jilin, no nordeste do país.
Em "Notícias"
O avião-tanque YU-20 da Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF), recentemente realizou exercícios de reabastecimento em voo (REVO) com o caça J-10. Agora, o mais novo reabastecedor da PLAAF aparentemente está certificado para operações REVO com caças J-20, J-16 e J-10.
Em "Notícias"
Um avião-tanque YU-20 da Força Aérea do Exército Popular da China (PLAAF) e um caça J-15 do Comando de Aviação da Marinha Chinesa (PLAAN) realizaram o primeiro exercício de reabastecimento em voo (REVO) entre as duas aeronaves.
Em "Notícias"