Primeiro REVO entre avião-tanque YU-20 e o caça naval J-15 da China. Um avião-tanque YU-20 da Força Aérea do Exército Popular da China (PLAAF) e um caça Shenyang J-15 do Comando de Aviação da Marinha Chinesa (PLAAN) realizaram o primeiro exercício de reabastecimento em voo (REVO) entre as duas aeronaves.
O exercício foi revelado por um documentário produzido pela Comissão Militar Central, China Media Group e o Escritório Central de Assuntos Ciberespaciais. O programa foi exibido em comemoração ao Dia do Exército, mas não informou a data nem o local que ocorreu o Exercício REVO, que foi realizado sobre o mar.
Até a divulgação deste documentário, sabia-se publicamente que o YU-20 somente reabastecia aeronaves da PLAAF, como os jatos J-10C, J-16 e J-20. Quanto aos caças navais J-15, até então eles realizavam REVO apenas com outros J-15.
“O exercício demonstra a integração sistemática do PLA, pois diferentes serviços militares podem coordenar e compartilhar os recursos para alcançar o objetivo de vencer em combate”, disse Wang Ya’nan, editor-chefe da revista Aerospace Knowledge, com sede em Pequim, ao Global Times.
Com grande autonomia, o YU-20 pode fornecer REVO para aeronaves baseadas em porta-aviões atuando em missões complexas de longo alcance e longa duração, maximizando o potencial de grupos de porta-aviões, disse Wang.
Os porta-aviões chineses Liaoning e Shandong, frequentemente realizam exercícios em alto mar, além da primeira cadeia de ilhas no Pacífico Ocidental, às vezes em águas a leste da ilha de Taiwan. A autoridade de defesa taiwanesas tem relatado avistamentos de aviões-tanque YU-20 no seu espaço aéreo durante os exercícios do PLA.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO