Chefe da USAF realiza translado do novo Gulfstream C-37B do 99th AS. Em 3 de novembro, o 99th Airlift Squadron (99th AS) da USAF, sediado na Base Conjunta de Andrews, em Mariland, recebeu o primeiro de dois novos Gulfstream C-37B. O voo de translado entre o aeroporto da Gulfstream Aerospace, em Savannah, Georgia, e a Base Aérea de Maxwell, no Alabama, teve como piloto ninguém menos que o General CQ Brown, Jr., Chefe do Estado-Maior da USAF.
A nova aeronave recebeu uma matrícula militar muito especial, o “1941” (código completo 20-1941). O número de cauda do jato (“tail number”) foi especialmente escolhido para homenagear o ano da criação da unidade de aviadores de Tuskegee Airmen, um grupo de pilotos militares de origem afro-americana, que voaram caças e bombardeiros da USAF durante a Segunda Guerra Mundial. Leia sobre os Tukegee aqui.
No final de janeiro de 2020, a USAF fechou um contrato de US$ 127,4 milhões com a Gulfstream Aerospace para a aquisição de duas aeronaves C-37B. Mais tarde, o valor do contrato foi ajustado para US$ 159 milhões, com a implementação de sistemas de comunicação da L3 Harris nas aeronaves.
Com esta aeronave, a USAF contabiliza quinze jatos executivos C-37 das versões A e B, sendo que este é o sexto C-37B na frota do 99th Airlift Squadron, que ainda opera outros cinco da versão C-37A. Em breve mais uma aeronave “B” será incorporada à frota VIP da USAF. O C-37B é a designação militar norte-americana para o jato executivo Gulfstream G550. Conforme a Scramble Magazine, a frota C-37 da USAF está assim distribuída:
65th AS Base Conjunta Pearl Harbor-Hickam – C-37A (01-0065);
76th AS Ramstein AFB, Alemanha – C-37A (01-0029, 01-0030 e 01-0076);
99th AS Base Conjunta Andrews – C-37A (97-0400, 97-0401, 99-0402, 99-0404 e 01-0028) e C-37B (06-0500, 09-0525, 11-0550, 18-1942, 18-1947 e 20-1941).
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO