Os Tuskegee e Airmen estão sendo homenageados pela Casa da Moeda dos EUA (US Mint) com um quarto de dólar (US$ 25 cents) dedicado ao Tuskegee Airmen National Historic Site, estabelecido em 1998, no Alabama, que comemora as realizações e as ações heroicas dos famosos Tuskegee Airmen.
O termo “Tuskegee Airmen” refere-se a todos os que estiveram envolvidos no chamado “Tuskegee Experiment”, o programa do Army Air Corps para treinar afro-americanos para voar e manter aeronaves de combate. O nome Tukesgee foi escolhido porque o treinamento foi feito na região da pequena cidade de mesmo nome, situada no Alabama.
A moeda, que será a última parcela do popular programa America the Beautiful Quarters da Casa da Moeda, foi lançada oficialmente na segunda-feira – 4 de janeiro de 2021. Devido ao aumento da demanda por moedas em circulação, elas foram enviadas aos Bancos da Reserva Federal antes da data de lançamento planejada, que originalmente que era 1º de fevereiro de 2020.
O US Mint lançou a America Beautiful Quarter em 2010, como autorizado pela Lei Pública 110-456. A lei exigia que a Casa da Moeda emitisse 56 moedas de um quarto de dólar com desenhos reversos representando parques nacionais e outros locais nacionais em cada estado ou território e no Distrito de Columbia. As moedas foram emitidas na ordem em que o local apresentado foi estabelecido pela primeira vez como um parque ou local nacional. A única que não refere-se a parques nacionais é exatamente a nº 56, dos Tukesgee Airman.
Os 922 pilotos militares negros que treinaram nos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, o fizeram em Tuskegee. Destes, 450 foram enviados para o exterior e 150 morreram, incluindo 66 mortos em combate. Havia também mais de 15.000 funcionários de apoio, como navegadores, bombardeiros e mecânicos.
Os pilotos militares negros que treinaram em Griel Field, Kennedy Field, Motton Field, Shorter Field e Tuskegee Army Air Fields. Eles foram educados no Tukesgge Institute (hoje Tuskegee University), localizado perto de Tukesgge, Alabama. A principal unidade Tukesgge foi o 332nd Fighter Group que teve sob sua subordinação o 99th, 100tn, 301st e 302nd FS, que entre maio de 1944 e maio de 1945 operaram na Itália, na base de Ramitelli. As unidades do 332nd FG voaram P-39, P-40, P-47C, P-51C e, por fim, P-51D.
Foi com os P-51C/D que o Grupo adotou as caudas vermelhas ou “Red Tails”, passando assim a ater uma “marca registrada” ao notabilizar ainda mais pelos seus feitos, em especial a escolta de bombardeiros. O apelido “Red Tails” se espalhou, em especial, entre as tripulações de B-17 que iam e vinham dos ataques a Alemanha e que passaram a exigir que aos caudas vermelhas os escoltassem, face a capacidade de proteção que eles davam aos bombardeiros se comparados a outros FG.
Além do 332nd FG, outra unidade Tukesgge foi o 477th Bombardment Group (477th BG) que empregou pilotos negros em missões de bombardeio com os B-25 Mitchel.
Um dos lados da moeda especial apresenta um piloto Tuskegee Airmen parado em frente à torre de controle do Campo de Moton, enquanto dois Mustang P-51 passam voando. Também traz a declaração “Eles lutaram duas guerras”, uma referência ao fato de que os aviadores participaram tanto da II Grande Guerra, quanto da luta contra o racismo e a discriminação existente nos EUA, onde pilotos não podiam ser negros. A moeda foi desenhada por Chris Costello, do Artistic Infusion Program, e esculpida pelo artista plástico Phebe Hemphill.
Anverso da moeda apresenta o retrato de George Washington feito em 1932 por John Flanagan, que foi restaurado para trazer para fora detalhes subtis e a beleza do modelo original. As inscrições são: “ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA”, “LIBERDADE”, “EM DEUS CONFIAMOS” e “QUARTER DOLLAR”.
@CAS