Cessna Caravan da Brigada Militar pousará no Brasil neste sábado. O novo Cessna 208EX Grand Caravan comprado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, iniciou o longo voo de translado dos Estados Unidos para o sul do Brasil, onde pousará neste sábado (23/12). A aeronave ostenta a pintura padrão e as marcas do Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BAV-BM).
O mais novo turboélice da BM, matrícula PS-ERS, código GUAPO 25 (número de construção 208B5777), iniciou o voo em 21/12 no Aeroporto Regional Meridian (MEI / KMEI), no Mississippi, para a primeira escala e pernoite em Fort Lauderdale (FXE/KFXE), na Flórida.
Ontem, sexta-feira (22/12), o C208EX da BM decolou para o Aeroporto Internacional Maurice Bishop (GND/TGPY), em Granada, com uma escala técnica para reabastecimento em Punta Cana, República Dominicana (PUJ/MDPC). Neste sábado (23/12), a programação é que voo prossiga até Aeroporto Internacional de Manaus (MAO/SBMN), no Amazonas, onde deverá pernoitar.
Conforme publicamos recentemente, a BM utilizará o Caravan em missões aeromédicas, humanitárias, transporte de órgãos, suporte à operações policiais, de segurança pública, transporte de pessoal, transporte logístico, apoio às secretarias de Estado, deslocamento de autoridades, entre outras missões.
Para realizar as missões aeromédicas, o novo Cessna 208EX do RS contará com sistema de Suporte Avançado de Vida (SAV), que inclui desde provisões estruturais e tomadas elétricas padronizadas para receber um conjunto de equipamentos compatíveis para receber incubadoras, macas, ventiladores mecânicos, bombas de infusão, monitores multiparâmetros, suporte para cilindros de oxigênio, entre outros.
Atualmente o Batalhão de Aviação da Brigada Militar do RS, ou “GUAPO” (Grupamento Aéreo de Polícia Ostensiva), opera uma frota diversificada de três aviões de asas fixas, sendo um Beechcraft B200 King Air (PP-ERG #GUAPO 19), um Piper 23 Aztec (PP-FRS #08), um Embraer 710C Carioca (PT-NDW #10); além de cinco helicópteros sendo dois HB-350B Esquilo (PP-EHZ #12 e PP-EHY #09), pelo menos um Schweizer 269C (PR-AVI #21) utilizado para treinamento dos pilotos, além de dois modernos Leonardo AW119 (PR-SES #23 e PR-POS #24), esses últimos os mais novos da frota.
@FFO