• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Canadá aposenta seus últimos DHC-5 Buffalos

17 de janeiro de 2022
Canadá aposenta seus últimos DHC-5 Buffalos (Foto: RCAF).
Canadá aposenta seus últimos DHC-5 Buffalos (Foto: RCAF).

Canadá aposenta seus últimos DHC-5 Buffalos. A Força Aérea Real Canadense (RCAF) aposentou os seus últimos bimotores DeHavilland Canada CC-115 (DHC-5) Buffalo. No sábado (15/01), o Esquadrão 442, sediado na Base Aérea de Comox, Colúmbia Britânica, realizou o último voo operacional com o Buffalo, em um treinamento SAR (Busca e Resgate) na região de Victoria.

A partir de agora, o Alerta SAR da Região Oeste do Canadá, será cumprido temporariamente pelos CC-130H Hércules do Esquadrão 435, até que os novos Airbus CC-295 Kingfisher, estejam totalmente certificados para assumir esta missão na região.

Com a aposentadoria dos icônicos Buffalos amarelos, chega ao fim a história de quase 55 anos dessas aeronaves nas Forças Armadas Canadenses. Desde a chegada da primeira aeronave em 1967, milhares de vidas foram salvas em missões SAR, além de apoiar operações da OTAN em todo o mundo. Notavelmente, o Buffalo matriculado “115461”, foi abatido em agosto de 1974 sobre a Síria, durante uma missão para as Nações Unidas, matando toda a sua tripulação.

“A aeronave CC-115 Buffalo, sua tripulação e pessoal forneceram assistência crucial aos canadenses por mais de cinco décadas. Para aqueles que trabalharam com o “Buff”: sua dedicação, serviço e compromisso com a excelência demonstram que os membros das Forças Armadas Canadenses colocam o dever antes de si mesmos para ajudar os canadenses em momentos de necessidade. Obrigado por seu serviço”, disse em nota a Sra. Anita Anand, Ministra da Defesa Nacional do Canadá.

Atualmente, apenas três CC-115 dos Esquadrão 442 estavam em condições operacionais, o 115452, 115462 e 115465. Deste trio, o “462” e o “465” serão colocados à venda, enquanto o “452” tem a previsão de ser preservado na Base Aérea de Borden, Ontário.

Enquanto isso, as entregas dos Airbus CC-295 Kingfisher continuam em um ritmo muito lento, com apenas cinco aeronaves entregues à Comox até o momento, incluindo uma unidade para treinamento de manutenção. Com a certificação ainda em processo, outros dez CC-195 permanecem na unidade da Airbus em Sevilha, Espanha, aguardando a entrega.

Dezesseis novos CC-295 Kingfishers assumirão as missões SAR até então realizadas pelos CC-115 Buffalos, bem como pelos CC-130H Hércules dos Esquadrões 413 de Greenwood, Colúmbia Britânica; 424 de Trenton, Ontário e 435 de Winnipeg, Manitoba.

Fonte: Governo do Canadá

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login