Foi apresentada oficialmente no em 25 de setembro, na 19º Wing – Comox Canadian Force Base , Colúmbia Britânica, a primeira aeronave Airbus C295, adquirida pelo Governo do Canadá, no projeto de substituição das aeronaves SAR de asa fixa (FWSAR – Fixed Wing Search and Rescue Aircraft Replacement), da Royal Canadian Air Force (RCAF).
A aeronave Airbus C295, designação militar canadense CC-295, matrícula 295501, é o primeiro de 16 aeronaves adquiridas pelo governo canadense em dezembro de 2016, para substituição dos CC-115 Buffalos. O contrato inclui treinamentos, sobressalentes e suporte, além da construção de um novo centro de treinamento em Comox.
“A Airbus está muito orgulhosa de comemorar este importante marco: a chegada do primeiro dos dezesseis C295SAR na Base das Forças Canadenses em Comox. Graças à excelente colaboração com oficiais canadenses, superamos os desafios causados por COVID-19 e conseguimos entregar a aeronave. Apesar da pandemia atual, estamos confiantes em atingir a meta do programa de seis entregas até o final deste ano. Esperamos nossa colaboração contínua e o C295 Canadá “, relatou o CEO da Airbus Defense and Space, Dirk Hoke, em vídeo exibido durante o evento oficial da 19 Wing.
Oficialmente a Airbus já entregou três aeronaves até o momento, mas apenas o 595501 foi o translado para o Canadá, onde chegou no dia 16 de setembro. A segunda unidade deverá seguir nas próximas semanas e a última aeronave deverá ser entregue até 2022.
A versão do C295 recebida pela RCAF está equipada com winglets, o que otimiza o desempenho e a capacidade de carga útil, resultando no aumento da autonomia e menor custos de operação. Inúmeros aprimoramentos foram introduzidos nos C295 canadenses, atendendo requisitos específicos do país. Como a RCAF opera nas severas condições do Atlântico Norte, foram incluídos um pacote avançado de aviônicos de acordo com os regulamentos mais exigentes de navegação; reforços na fuselagem melhoram as operações de amarração; um sistema que permite rápida evacuação da aeronave em caso de pouso na água. O C295 possui um novo sistema de intercomunicação sem fio, maior espaços para equipamentos SAR, iluminação especial para uso de sistemas de visão noturna e um sensor de busca que pode localizar vitimas ha mais de 40 quilômetros de ditância, em qualquer condição climática de de iluminação.
@FFO