Caças J-11 chineses flagrados com novos equipamentos eletrônicos. Um vídeo sobre um exercício da Força Aérea Naval do Exército de Libertação do Povo da China (PLANAF), foi divulgado por um canal militar estatal chinês, onde mostra imagens de um caça multirole Shenyang J-11BH equipado com um pod de Contramedidas Eletrônicas (ECM – Electronic Countermeasure) nunca antes visto no ocidente.
O vídeo foi lançado em 15 de julho no site do canal JS7TV, e mostra a aeronave (sem marcas aparentes) durante a decolagem, carregando um pod ECM que é externamente diferente do pod KL700B, comumente usado pelos caças J-11B da Força Aérea do Exército de Libertação do Povo da China (PLAAF). De acordo com Janes Defese, esta é a primeira vez que um caça J-11BH da PLANAF é visto carregando um pod ECM.
A filmagem faz parte de uma reportagem da China Central Television (CCTV) sobre um exercício naval combinado, envolvendo várias embarcações e unidades da Marinha Chinesa, além dos esquadrões de aviação naval do Comando Militar do Teatro de Operações do Sul. Nenhuma informação foi divulgada sobre o pod ECM.
No domingo, 18 de julho, surgiram imagens na rede social chinesa Weibo, mostrando um J-11A da PLAAF, re-equipado com novas antenas de identificação amigo/inimigo (IFF – Identification Friend-or-Foe) sob o nariz e no topo do boom da cauda, com aparência semelhantes aos usados pelos caças J-10A e J-10S modernizados.
@FFO