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C-130B uruguaio realiza as suas últimas missões para a Antártida

22 de dezembro de 2020
O clássico C-130B, FAU 592, realizou uma das suas últimas missões antárticas. Em breve ele será substituído pelos KC-130H adquiridos da Espanha (Foto: FAU).

Em 17 de dezembro, o Lockheed C-130B Hércules, matrícula FAU 592, do Escuadrón Aéreo N° 3 (Transporte), da Fuerza Aérea Uruguaya (FAU) realizou o primeiro voo da campanha Antártica 2020-2021, em apoio logístico ao Instituto Antártico Uruguaio (IAU).

Entre os passageiros estavam uma equipe responsável pelo funcionamento da Base Científica Antártica de Artigas, composta por técnicos de manutenção, cientistas e especialistas de empresas públicas que desempenham tarefas específicas no local.

Esta missão em especial, exigiu um grande esforço da FAU e de todos envolvidos, pois o planejamento previu uma operação sem pernoites, desde a partida de Montevidéu, até o retorno à capital uruguaia.

Foram mais de 18 horas de missão entre o Uruguai e o Continente antártico (e volta), voando sem pernoites (Foto: FAU).

Desta forma, o C-130B uruguaio decolou na quarta-feira (16/12) às 09h30 LT, da Base Aérea 1, localizada no Aeroporto Internacional de Carrasco, Montevidéu (SUMU), com destino ao Aeroporto de Punta Arenas (SCCI), sul do Chile. Após o reabastecimento, o Hércules seguiu para um voo de 1.200 km, cruzando o Estreito de Drake, até o Aeródromo Tenente Rodolfo Marsh (SCRM), na Ilha King George, onde está situada a Base Uruguaia Artigas.

Após o descarregamento da aeronave, troca de equipes e carregamento de material do IAU, o FAU 592 decolou de volta para Montevidéu, fazendo uma nova escala técnica para reabastecimento em Punta Arenas. O pouso na capital uruguaia aconteceu na quinta-feira (17/12) às 04h30 LT.

O C-130B levou equipes para render os profissionais que passaram o inverno 2020 na Base Antártica Uruguaia (Foto: FAU).

A operação de ida-e-volta, sem pernoites, entre Montevidéu e o Continente Antártico, só foi possível porque contou com o esforço de duas tripulações completas e dos técnicos do Esquadrão N° 3, que garantiram o perfeito funcionamento do clássico C-130B, FAU 592, que voou quase 15 horas, entre as mais de 18 horas de missão.

Atualmente a FAU possui dois C-130B operacionais, FAU 591 e FAU 592, ambos fabricados no início dos anos 1960, e em serviço no Escuadrón Aéreo N°3 Transporte desde 1992. Os clássicos quadrimotores sexagenários serão desativados em breve, com a chegada de dois KC-130H recentemente adquiridos da Espanha. Essa missão antártica realizada pelo 592, pode ter sido uma das últimas da sua carreira no Uruguai.

A aeronave, tripulantes e passageiros cumpriram os rígidos protocolos sanitários em vigor para evitar a propagação do vírus Covid-19.

@FFO

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