Em 17 de dezembro, o Lockheed C-130B Hércules, matrícula FAU 592, do Escuadrón Aéreo N° 3 (Transporte), da Fuerza Aérea Uruguaya (FAU) realizou o primeiro voo da campanha Antártica 2020-2021, em apoio logístico ao Instituto Antártico Uruguaio (IAU).
Entre os passageiros estavam uma equipe responsável pelo funcionamento da Base Científica Antártica de Artigas, composta por técnicos de manutenção, cientistas e especialistas de empresas públicas que desempenham tarefas específicas no local.
Esta missão em especial, exigiu um grande esforço da FAU e de todos envolvidos, pois o planejamento previu uma operação sem pernoites, desde a partida de Montevidéu, até o retorno à capital uruguaia.
Desta forma, o C-130B uruguaio decolou na quarta-feira (16/12) às 09h30 LT, da Base Aérea 1, localizada no Aeroporto Internacional de Carrasco, Montevidéu (SUMU), com destino ao Aeroporto de Punta Arenas (SCCI), sul do Chile. Após o reabastecimento, o Hércules seguiu para um voo de 1.200 km, cruzando o Estreito de Drake, até o Aeródromo Tenente Rodolfo Marsh (SCRM), na Ilha King George, onde está situada a Base Uruguaia Artigas.
Após o descarregamento da aeronave, troca de equipes e carregamento de material do IAU, o FAU 592 decolou de volta para Montevidéu, fazendo uma nova escala técnica para reabastecimento em Punta Arenas. O pouso na capital uruguaia aconteceu na quinta-feira (17/12) às 04h30 LT.
A operação de ida-e-volta, sem pernoites, entre Montevidéu e o Continente Antártico, só foi possível porque contou com o esforço de duas tripulações completas e dos técnicos do Esquadrão N° 3, que garantiram o perfeito funcionamento do clássico C-130B, FAU 592, que voou quase 15 horas, entre as mais de 18 horas de missão.
A aeronave, tripulantes e passageiros cumpriram os rígidos protocolos sanitários em vigor para evitar a propagação do vírus Covid-19.
@FFO