Bombeiros da Paraíba receberam Cessna Grand Caravan. O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) recentemente recebeu uma segunda aeronave para missões de transporte aeromédico. Trata-se de um monomotor Cessna C208B Grand Caravan, arrendado com recursos próprios do Estado, em um investimento de mais de R$ 7 milhões por ano.
O Grand Caravan, matrícula PT-PTA (c/n 208B0763), ostenta a pintura completa do CBMPB e a designação “Bombeiro 02”. Com uma autonomia de até quatro horas e meia de voo, o Cessna C208B pode realizar missões de transporte aeromédico de pacientes infantis e adultos, além de poder ser equipado com uma incubadora para recém-nascidos. A tripulação básica para esse tipo de operação é composta por dois pilotos, um médico e um enfermeiro.
“A saúde da Paraíba voa mais alto e se coloca em outro patamar, com duas aeronaves para o transporte de pacientes, ampliando a nossa linha de cuidados específicos. A Paraíba já é referência nacional com o programa Coração Paraibano, com rede de hemodinâmica e telemedicina, e seguiremos avançando em favor da vida, com a descentralização dos serviços de saúde, dando segurança e acessibilidade aos pacientes dos grandes e pequenos municípios”, disse o secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra, durante o evento de entrega da aeronave.
Fabricado em 1999, o PT-PTA chegou ao Brasil para operar pela extinta companhia aérea regional Penta Linhas Aéreas. Desde então ele passou por diversas pequenas empresas como RIMA Táxi Aéreo e a Cleiton Táxi Aéreo. Consultando o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), atualmente ele pertence a PEC Táxi Aéreo, sediada no Aeroporto de Goiânia (GO). Não foi informado qual período do arrendamento ao Estado da Paraíba.
A frota do Grupo de Resgate Aeromédico Estadual (GRAME), operada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, conta ainda o monomotor Piper PA-32R-301T Saratoga, matrícula PR-TPW “Bombeiro 01”, recebido em 2021.
@FFO
A mais nova aeronave do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), já está em Belo Horizonte (MG). O Cessna C208B Grand Caravan EX realizou um longo voo de translado desde os Estados Unidos até a capital mineira, onde chegou na semana passada.
Em "Notícias"
A Secretaria da Saúde do Estado de Santa Catarina recentemente incorporou dois turboélices Cessna 208B Grand Caravan para missões de transporte aeromédicos. Com objetivo de atender todo território do Estado em poucos minutos, o governo manterá uma aeronave baseada em Florianópolis e a outra em Joaçaba, na região oeste.
Em "Notícias"
Um monomotor Cessna C208B Grand Caravan da Polícia Federal caiu na tarde desta quarta-feira (06/03), logo após decolar do Aeroporto da Pampulha, em Belho Horizonte (MG). Os dois pilotos morreram na queda, enquanto um terceiro tripulante foi resgatado com vida.
Em "Notícias"