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Caravan da Polícia Federal caiu logo após decolagem da Pampulha

6 de março de 2024
Caravan da Polícia Federal caiu logo após decolagem da Pampulha (Fonte: Redes Sociais).
Caravan da Polícia Federal caiu logo após decolagem da Pampulha (Fonte: Redes Sociais).

Caravan da Polícia Federal caiu logo após decolagem da Pampulha. Um monomotor Cessna C208B Grand Caravan da Polícia Federal caiu na tarde desta quarta-feira (06/03), logo após decolar do Aeroporto da Pampulha, em Belho Horizonte (MG). Os dois pilotos morreram na queda, enquanto um terceiro tripulante foi resgatado com vida.

Momento da decolagem e queda do PR-AAB (Fonte: MG Ao Vivo)

De acordo com as informações preliminares, a aeronave matrícula PP-AAB (c/n 208B0903) estava em voo de experiências após passar por manutenção. As imagens divulgadas nas redes sociais e os dados dos sites de monitoração on-line mostram que a aeronave perdeu potência instantes após decolar da pista 31, quando estava em uma altitude aproximada de 2.500 pés.

Destroços do Caravan acidentado na Pampulha (Fonte: Redes Sociais).
Destroços do Caravan acidentado na Pampulha (Fonte: Redes Sociais).

O Caravan caiu na cabeceira oposta (13) dentro do sítio aeroportuário, na área dos Bombeiros Militares de Minas Gerais, antigo Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), sem causar danos ou vítimas em solo. Os bombeiros chegaram rapidamente ao local do acidente, conseguindo debelar o fogo e retirar dos destroços uma pessoa com vida. De acordo com as informações, ele seria o mecânico que estava acompanhando o voo de testes.

Infelizmente, ambos pilotos, agentes da PF, faleceram na queda do monomotor, são eles José Moraes Neto e Guilherme de Almeida Irber.

CAOP – Comando de Aviação Operacional da Polícia Federal

O outro C208B da PF, matrícula PR-AAC (Foto: Leandro Casella).
O outro C208B da PF, matrícula PR-AAC (Foto: Leandro Casella).

Com sede operacional no Aeroporto de Brasília, o CAOP é responsável por realizar missões táticas utilizando meios aéreos. Na frota de aeronaves de asas fixas e helicópteros do Comando, estavam dois turboélices Cessna C208B Grand Caravan (PR-AAB e PR-AAC), ambos fabricados em 2001.

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