• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Bombardeiros B-1B da USAF chegam na Noruega

23 de fevereiro de 2021
Esquadrilha de B-1B Lancer da USAF iniciando o “peeloff” para pouso na Base Aérea de Ørland, na Noruega (Foto: USAFE/OTAN).

Três bombardeiros B-1B Lancer da USAF, operados pela 7th Bomb Wing (7th BW), da Base Aérea de Dyess (DY), Texas, chegaram na segunda-feira (22/02) na Base Aérea de Ørland, na Noruega. As aeronaves e mais de 200 militares americanos, irão cumprir um inédito destacamento BTF (Bomber Task Force) de um mês no país escandinavo, com objetivo de treinamentos conjuntos na região.

“Estou ansioso para mostrar nossa capacidade de operar a partir deste novo local. O treinamento com aliados como a Noruega nos permite aprimorar nossas capacidades de dissuasão e defesa, ao mesmo tempo em que melhora a estabilidade regional”, disse o General Jeff Harrigian, Comandante da USAF na Europa e África.

Ørland está localizada a pouco mais de 550 km do Círculo Polar Ártico, mas esse BTF sinaliza o compromisso da USAF em intensificar a presença na região, atuando ao lado de aliados da OTAN e outros parceiros. A Base de Ørland da Luftforvaret, ou Força Aérea Real Noruguesa (RoNAF), é a sede do 332 Squadron, unidade que reúne os F-35A noruegueses, e também hospeda periodicamente as aeronaves E-3A AWACS da OTAN.

Ao entrarem no espaço aéreo da Suécia, em rota para a Noruega, o trio de B-1B americano foi escoltado por caças Jas-39 Gripen da Força Aérea Sueca (Foto: SwAF).

Em julho do ano passado, a USAF anunciou uma nova Estratégia para a Região do Ártico, que exige uma maior presença para conter a ameaça representada, principalmente pela Rússia. A região é foi identificada como um potencial ponto de tensão, pois as mudanças climáticas podem desencadear uma disputa para garantir os recursos naturais, bem como novas rotas de comércio marítimo que estão sendo abertas, pela desaparecimento de camadas de gelo marinho.

Até agora, as BTF sobre o Ártico foram realizadas a partir da RAF Fairford, ou em voos diretos, sem escalas, desde bases aéreas nos EUA. A iminente implantação em Ørland trará essas aeronaves muito mais perto da área de operação e da fronteira da Rússia.

Imagens dos Lancer da USAF em Ørland, Noruega (Foto: USAFE/OTAN).

A implantação dessa BTF na Noruega, é sinal claro da nova postura dos EUA com o Ártico, e também amplia a integração com a Luftforvaret, ou Força Aérea Real Norueguesa (RoNAF). No verão passado, a USAF realizou missões conjuntas com seis bombardeiros B-52H Stratofortress, voando desde RAF Fairford, para operar com caças F-35A e F-16 no espaço aéreo norueguês.

De acordo com o Comando Europeu dos EUA (EUCOM), a implantação do BTF em Ørland está em conformidade com as medidas de proteção sanitária do Covid-19, em alinhamento com as autoridades de saúde americanas e norueguesas. Isso significa que todo o contingente da USAF foi examinado no Texas e na chegada em Ørland, onde serão submetidos a um isolamento de 10 dias. Recentemente o governo norueguês cancelou um exercício militar após um aumento nos casos de coronavírus, deixando 1.000 fuzileiros navais dos EUA na Noruega, onde chegaram no início deste mês.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login