

Baykar Bayraktar TB3 entra em serviço Exército Turco. O Ministério da Defesa confirmou que o UCAV naval Baykar Bayraktar TB3 foi introduzido no Comando das Forças Terrestres, marcando sua primeira implantação oficial.
O Ministério da Defesa da Turquia anunciou que o Unmanned Combat Aerial Vehicle (UCAV) naval armado Bayraktar TB3 passou a integrar oficialmente o inventário do Comando das Forças Terrestres do Exército Turco. O anúncio foi feito pelo Contra-Almirante Zeki Aktürk, Assessor de Imprensa e Relações Públicas do ministério, durante o briefing semanal.
Aktürk destacou os esforços contínuos para fortalecer a eficácia e a dissuasão das Forças Armadas Turcas com sistemas desenvolvidos internamente: “Com as armas e sistemas produzidos por nossa indústria de defesa nacional, continuamos a aprimorar a eficácia e a dissuasão de nossas Forças Armadas. Nesse contexto, as atividades de inspeção e aceitação de vários Bayraktar TB3 foram concluídas e eles foram incorporados ao Comando das Forças Terrestres”.

A declaração causou surpresa nos círculos de defesa, já que as primeiras entregas do TB3 eram esperadas para a Marinha da Turquia, para implantação a bordo do TCG Anadolu (L400), inclusive já tendo feito testes embarcado. Em vez disso, as Forças Terrestres se tornaram a primeira força a utilizar a plataforma avançada.
Desenvolvido a partir da versão convencional do Bayraktar TB2, a variante naval TB3 foi projetado para operações embarcadas em navios; por isso, conta com alguns sistemas especiais como asas dobráveis e capacidade de operar em pistas curtas. Voou pela primeira vez em 27 de outubro de 2023.
Equipado com o motor TEI PD-170 de fabricação nacional, em 25 de junho deste ano, o TB3 atingiu 36.310 pés durante um Teste de Desempenho de Alta Altitude. Até hoje, o TB3 ultrapassou 800 horas de voos de testes, com a mais longa operação realizada em 20 de dezembro de 2023, quando permaneceu no ar por 32 horas e percorreu 5.700 km.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS