Baykar Bayraktar TB3 realiza ataque com pod ASELFLIR 500. No exercício Denizkurdu 2025, dois protótipos TB3 operados pelo LHD TCG Anadolu executaram com sucesso ataques de salva com munições MAM-L da ROKETSAN, usando o sistema eletro-óptico CATS da Aselsan.
O terceiro e o quarto protótipos do UCAV (Unmanned Combat Aerial Vehicle) Bayraktar TB3 decolaram consecutivamente do LHD (Landing Helicopter Dock) TCG Anadolu (L400) para o exercício naval Denizkurdu 2025 da Marinha Turca no final de abril.
No exercício, conduzido pelas Forças Navais Turcas, os dois TB3 executaram com sucesso ataques de salva com munições MAM-L da ROKETSAN, sando o sistema eletro-óptico Common Aperture Targeting System (CATS) e ASELFLIR 500 — implantadas simultaneamente em ambas as aeronaves. As munições duplas, disparadas de uma altitude de 12.000 pés, atingiram com precisão um alvo designado a 5.500 metros de distância, confirmando a eficácia precisa dos sistemas de mira da Aselsan.
No centro desta operação bem-sucedida estava o Sistema de Sensores Eletro-Ópticos ASELFLIR 500, que aprimora significativamente as capacidades de reconhecimento e seleção de alvos de UAVs.
Projetado e fabricado pela Aselsan, o ASELFLIR 500 é reconhecido como uma das soluções de mais alto desempenho em sua classe. Ao fornecer imagens em tempo real, designação a laser de precisão e rastreamento avançado de alvos sob condições operacionais exigentes, o sistema garantiu que ambas as munições MAM-L atingissem o mesmo ponto, demonstrando desvio próximo de zero e estabelecendo um novo padrão em precisão de ataque.
Esta demonstração de tiro real não só validou a eficácia operacional do TB3 a partir de uma plataforma naval, como também reafirmou a superioridade das tecnologias eletro-ópticas desenvolvidas internamente pela Turquia. Com a integração bem-sucedida do ASELFLIR 500 e do CATS nas operações navais com UAVs, a Aselsan demonstrou mais uma vez sua liderança no aprimoramento da precisão e eficácia das munições inteligentes.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS