Avião-tanque chinês YU-20 possui três pontos de reabastecimento. Durante o evento alusivo ao Dia Nacional da Força Aérea do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAAF), recentemente realizado em Changchun, nordeste da China, ocorreu a primeira apresentação pública do novo avião-tanque YU-20, o qual especialistas puderam analisar alguns dos seus detalhes.
Desenvolvido a partir do avião de transporte chinês Y-20, a variante de reabastecimento em voo YU-20 dispõem de um sistema do tipo probe & drogue, aparentemente com dois pods subalares com as mangueiras e cestos.
Observando imagens da aeronave, especialistas militares chamaram a atenção para uma saliência localizada na linha central da parte traseira da fuselagem, onde aparentemente está acomodado um terceiro ponto de reabastecimento, também com sistema probe &drogue. Esta posição à retaguarda do YU-20 possibilitaria o reabastecimento de aeronaves de maior porte como os KJ-500 de alerta e controle antecipado (AEW), bombardeiros H-6N, entre outras.
As imagens divulgadas pela PLAAF mostrando o YU-20 em missão de reabastecimento de caças J-20 e J-16, não foi utilizado o terceiro ponto central, o que possibilitará atender três aeronaves simultaneamente. Esta opção extra agiliza o tempo de reabastecimento das esquadrilhas em combate, deixando-as menos vulneráveis.
Fonte: Global Times
@FFO