Austrália: 4º MQ-4 Triton e upgrade para os P-8A da RAAF. O Governo da Austrália anunciou recentemente que comprará seu quarto Sistema Aéreo Não Tripulado (UAS — Unmanned Aerial System) Northrop Grumman MQ-4C Triton, bem como atualizará sua frota de aeronaves de patrulha marítima Boeing P-8A Poseidon em um acordo de A$ 1,5 bilhão (US$ 968,5 milhões).
As aquisições e atualizações da Austrália visa honrar os compromissos definidos na Revisão Estratégica da Defesa. Uma dupla complementar no ar e no mar, as aeronaves de patrulha MQ-4C e P-8A fornecem comando, controle, comunicações, computadores, inteligência, vigilância e reconhecimento, busca e salvamento e capacidades ofensivas marítimas.
Em 2018, a Força de Defesa Australiana (ADF) tornou-se um parceiro da US Navy, ao adquirir MQ-4C para complementar as suas respectivas frotas de P-8. Em 2020, a ADF concordou em adquirir três sistemas Triton adicionais, enquanto os EUA adquiriram 68 unidades.
Quando entrar em serviço, o Triton será baseado na Base da RAAF em Tindal, Território do Norte, sendo operado pelo recém-reativado 9 Sq da Royal Australian Air Force (RAAF). A Northrop Grumman, entregará o primeiro MQ-4 a Austrália em 2024.
Além do novo MQ-4C, a Austrália atualizará seus 14 Poseidon, proporcionando melhorias na guerra anti-submarina, ataque marítimo e capacidades de coleta de inteligência. As primeiras aeronaves atualizadas devem ser entregues em 2026, com a última em 2030. OS P-8A são operados pelo 11 Sq sediado na RAAF Edimburgo, sendo que 12 já foram entregues e outros dois estão encomendados, onde, provavelmente, já venham da Boeing atualizados.
@CAS