• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

RAAF ativou o Esquadrão MQ-4C Triton

14 de junho de 2023
RAAF ativou o Esquadrão MQ-4C Triton (Foto: RAAF).
RAAF ativou o Esquadrão MQ-4C Triton (Foto: RAAF).

RAAF ativou o Esquadrão MQ-4C Triton. A Força Aérea Real Australiana (RAAF) ativou oficialmente em 11 de junho, o 9º Esquadrão (9th Sq), agora subordinado ao Grupo de Vigilância e Resposta da Ala 92. Ele será responsável por operar as novos sistemas aéreos não tripulados (UAS) Northrop Grumman MQ-4C Triton.

Criado em 1939, o 9th Sq tem fortes tradições marítimas, tendo operado com aeronaves anfíbias Supermarine Seagull embarcadas nos cruzadores da Marinha Real Australiana (RAN) durante a Segunda Guerra Mundial, até ser encerrado em 1944.

Foi reativado em 1962, inicialmente como um Esquadrão de Busca e Salvamento (SAR), mas passou a realizar missões de transporte aéreo para o Exército Real Australiano com helicópteros Bell UH-1 Iroquois, inclusive tendo participado da Guerra do Vietnã entre 1966 e 1971.

Em 1988 o Esquadrão foi reequipado com o Sikorsky S-70A Black Hawk, tendo operado esses helicópteros até seu novo fechamento em 1989, três anos depois que o governo australiano decidiu que a RAAF deveria transferir seus helicópteros de combate para o Exército.

“O 9º Esquadrão desempenhou um papel extremamente importante na Força Aérea Real Australiana, servindo em tempos críticos para a segurança da Austrália. Tenho orgulho de ver o esquadrão retornar ao serviço em 2023”, disse o Marechal do Ar Rob Chipman, Comandante da RAAF.

Em seu terceiro capítulo, agora operando como uma unidade de drones de combate, o 9thSq terá sede na Base Aérea de Edimburgo, mas as operações dos MQ-4C Triton ocorrerão na Base Aérea de Tindal.

Operando ao lado dos Boeing P-8A MPA, os Triton irão compor a capacidade de inteligência, vigilância e reconhecimento marítimo da Austrália. “Os dois sistemas aéreas fornecerão patrulha marítima de ponta e capacidade de resposta para a Austrália”, informou a RAAF em nota.

Com a chegada do 9 Sq no ano que vem, a RAAF contará com três unidades marítimas de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), ao lado do 10 Sq, equipado com o Lockheed AP-3C (EW) Orion, e o 11 Sq com seus P-8A. Os AP-3Cs serão substituídos pela nova aeronave Gulfstream MC-55A Peregrine, que está sendo convertida para a função ISR e Guerra Eletrônica (ISREW) pela L3 Harris nos EUA.

Fonte: Australian Defence

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login