Atech entrega para o 2º/6º GAV o sistema de missões para os E-99M. A Atech, empresa do grupo Embraer, entregou para o 2º/6º GAV – Esquadrão Guardião, da Força Aérea Brasileira (FAB), o Sistema de Planejamento e Treinamento de Missões (MPTS – Mission Planning and Training System), como parte do projeto de modernização das aeronaves Embraer E-99. O processo final de aceitação foi realizado no início deste mês, na Base Aérea de Anápolis (GO), sede do Esquadrão Guardião.
Iniciado em 2012, o projeto de modernização E-99M é conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) da FAB, em conjunto com a Embraer e fornecedores internacionais, como a SAAB, Aeroelectronica International (AELI) e Rohde & Schwarz. Com a modernização e atualização dos sistemas de missão e subsistemas relacionados, o projeto traz consigo a flexibilização das operações dessas aeronaves, com a ampliação das capacidades de vigilância nas áreas de interesse do Comando da Aeronáutica.
O MPTS oferecerá ao Esquadrão Guardião novas capacidades, agilidade e precisão para as suas missões de vigilância, inclusive permitindo simulações e treinamentos em solo, focados nas novas capacidades da aeronave modernizada. Desta forma, são reduzidos o tempo de treinamento em voos, diminuindo o desagaste dos aviões e liberando mais horas para missões operacionais. Além disso, o MPTS tem a facilidade de poder ser transportado, em caso de operações desdobradas.
A Atech foi responsável por todo o desenvolvimento do MTPS, desde a sua concepção, especificações e integração de sistemas, até a sua instalação em Anápolis. Técnicos da empresa permanecerão acompanhando a operação do sistema pelo 2º/6º GAV, oferecendo treinamento, manutenção e suporte necessário.
“Uma entrega desta relevância e importância na modernização das capacidades das nossas Forças Armadas, é motivo de orgulho para a Atech, que sempre norteia suas atividades buscando oferecer cada vez mais eficiência e tecnologia na integração de sistemas complexos para as missões críticas, contribuindo com a soberania, segurança e defesa do nosso país”, destaca Giacomo Feres Staniscia, Diretor de Negócios da Atech.
A Atech participou do projeto de modernização do E-99M, com o desenvolvimento de diversos módulos do sistema de Comando e Controle embarcado, aumentando a consciência situacional dos operadores.
Em 16 de agosto de 2019 ocorreu em São José dos Campos/SP o primeiro voo da versão modernizada do Embraer E-99. As cinco aeronaves AEW (Alerta Aéreo Antecipado) matriculadas FAB 6700 a 6704 foram recebidas em julho de 2002, sendo inicialmente denominadas R-99A e entregues ao 2o/6o GAV. Em outubro de 2008 foram redesignados E-99 e, em dezembro de 2012. Atualmente a frota do 2º/6º GAV – Esquadrão Guardião recebeu dois E-99M, o FAB 6702, em 27 de novembro 2020 e o FAB 6703, em 17 de dezembro de 2020.
@FFO