Em cerimônia realizada nesta sexta-feira – 27/11 na planta da Embraer em Gavião Peixoto/SP, a Embraer Defesa e Segurança (EDS) entregou à Força Aérea Brasileira (FAB) a primeira aeronave modernizada Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C) EMB-145 AEW&C, designada na FAB como E-99M. O contrato prevê ainda a modernização de mais quatro E-99 para o padrão E-99M. O novo Guardião foi entregue ao 2º/6º GAV – Esquadrão Guardião da Ala 2 em Anápolis/GO.
“Para a Embraer é um privilégio poder seguir atendendo às necessidades da FAB para manter moderna e atualizada uma aeronave robusta que cumpre um papel estratégico no sistema de defesa do Brasil e já comprovou sua eficácia operacional. Como parte da estratégia de crescimento da Embraer para os próximos anos, temos investido na diversificação de áreas de atuação em defesa e segurança, que vão muito além do avião, com soluções inovadoras para melhor atender às necessidades do mercado global de defesa“, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da EDS.
No processo de modernização foram atualizados os sistemas de missão e subsistemas relacionados, como os de guerra eletrônica, comando e controle, contramedidas eletrônicas e do radar de vigilância aérea, ampliando a capacidade da FAB de execução de missões de Controle e Alarme em Voo e Reconhecimento Eletrônico, dentre outras. O projeto E-99M é conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) junto à Embraer e fornecedores internacionais, como a SAAB, Aeroelectronica International (AELI) e Rohde & Schwarz.
Além da modernização, o projeto também possui acordos de transferência de tecnologia que possibilitarão avanços tecnológicos na área de defesa da indústria brasileira. A Atech, empresa do grupo Embraer, participa do projeto no desenvolvimento de parte do sistema de comando e controle. Também foram adquiridas seis estações de planejamento e análise de missão, que serão empregadas no treinamento e aperfeiçoamento das tripulações.
Os requisitos do R-99M incluem uma nova versão do Radar PS-890 Erieye, designada Erieye-ER (mesmo usado no Saab GlobalEye) cujo alcance passa a ser de 723 km podendo atuar nas arenas marítima, aérea e agora terrestre. Além disso o E-99M passa a contar com um novo conjunto de comunicações, novo sistema IFF (Identification Friend or Foe), uma suíte de inteligência de sinais (SIGINT) e de autoproteção. Para gerenciar as modificações, os E-99M passarão de três para cinco o número de operadores de sistemas, numa configuração similar à do EMB-145H e I. A previsão é que os cinco E-99M estejam operacionais até o final de 2022.
O projeto E-99M foi iniciado em 2012 é conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) junto à Embraer e fornecedores internacionais, como a SAAB, Aeroelectronica International (AELI) e Rohde & Schwarz. Além do processo de modernização e atualização dos sistemas de missão e subsistemas relacionados, o projeto também possui acordos de transferência de tecnologia que possibilitarão avanços tecnológicos na área de defesa da indústria brasileira.
Vale lembrar que esta mesma aeronave – FAB 6702, que foi a primeira recolhida para modernização, foi entregue em uma configuração intermediária para atender às necessidades de segurança da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas Rio 2016. Esta aeronave permaneceu no 2°/6° GAV “Esquadrão Guardião” até 4 de outubro de 2018, quando retornou para a Embraer para complementar e finalizar a atualização.
Em 16 de agosto de 2019 ocorreu em São José dos Campos/SP o primeiro voo da versão modernizada do Embraer E-99. As cinco aeronaves AEW (Alerta Aéreo Antecipado) matriculadas FAB 6700 a 6704 foram recebidas em julho de 2002, sendo inicialmente denominadas R-99A e entregues ao 2o/6o GAV. Em outubro de 2008 foram redesignados E-99 e, em dezembro de 2012, a FAB assinou um contrato de R$ 430 milhões para modernizar toda a frota, nascendo assim o E-99M.
O próximo passo será a modernização dos demais R-99. Ao que consta, o FAB 6703 e 6704 serão os próximos a entrar na conversão para o padrão E-99M.
@CAS