Armada Chilena satisfeita com seus novos Airbus H125. O Contra-Almirante César Delgado, Comandante da Aviação Naval da Marinha do Chile, destacou a capacidade e eficiência dos novos helicópteros Airbus H125 (designação naval HH-50), adquiridos em substituição aos antigos Bell 206 Jet Ranger (UH-57B), aposentados no ano passado, após 51 anos de serviços.
Falando ao jornal El Mercúrio, da cidade de Valparaíso, o Contra-Almirante Delgado disse que a Força Aeronaval da Armada vem avançando na incorporação dessas aeronaves, especialmente em missões de salvaguarda da vida no mar, monitoração e vigilância costeira e controle de poluição.
“São aeronaves modernas, testadas em todo o mundo e que deram muito certo no segmento civil e militar. Ele detém o recorde de operações em altitudes, chegando ao Monte Everest. E suas peças de reposição são as mais fáceis de adquirir, e sua manutenção é muito simples”, afirmou o Oficial.
O Comandante destacou o baixo custo operacional e o alto desempenho dos H125, o que tem causado excelente impressão aos pilotos e mantenedores. A Armada Chilena tem utilizado seus H125 em situações bastante adversas com resultados acima do esperado.
“Quando chegar o quinto [H125], poderemos dizer que concluímos o processo de substituição dos antigos Jet Rangers da Marinha Chilena, que voaram por mais de 50 anos e resgataram muitas pessoas durante tantos verões”, disse o Comandante da Aviação da Marinha do Chile.
HH-50: Projeto Gaivota 1
Em setembro de 2019, a Armada Chilena implementou o Projeto Gaviota 1, com a assinatura de um contrato com a Airbus Helicopters, para a aquisição de cinco novos helicópteros utilitários H125, suporte logístico integrado (ILS), serviços associados, assessoria técnica, peças de reposição e treinamento.
Os novos HH-50 substituíram os envelhecidos UH-57B no Esquadrão de Helicópteros de Uso Geral HU-1, cujas missões principais são: proteger a vida humana no mar; exercer a função de polícia marítima; controlar o tráfego marítimo; realizar evacuações aeromédicas; fornecer suporte para a manutenção da sinalização náutica e instrução básica de pilotagem de helicópteros.
Os Airbus H125 tem capacidade para dois pilotos e quatro passageiros, sistema de assento anti-colisão, portas corrediças, piso plano e reforçado para fácil acesso e capacidade total para 300 quilos de cargas. Sua configuração interna pode ser rapidamente alterada, podendo ser adaptada para transporte de passageiros, cargas ou macas. Além disso, possui gincho de carga externa para até 1.400 quilos e capacidade de uso do helibalde (“Bambi Bucket”) para combate de incêndios florestais.
O primeiro HH-50, matrícula Naval 21 foi recebido em dezembro de 2022, enquanto os demais Naval 22 (Setembro de 2021), Naval 23 (novembro de 2021) e Naval 24 (novembro de 2022). O Naval 25 deverá ser entregue ainda em 2023. A incorporação desses novos helicópteros inclui também a construção de um hangar na Base Aérea Naval de Concón, em Valparaiso.
@FFO