• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Argentina deve receber o primeiro P-3C no próximo mês de setembro

26 de julho de 2024
Argentina deve receber o primeiro P-3C no próximo mês de setembro (Foto: RoNAF).
Argentina deve receber o primeiro P-3C no próximo mês de setembro (Foto: RoNAF).

Argentina deve receber o primeiro P-3C no próximo mês de setembro. A Marinha Argentina deverá receber, no próximo mês de setembro, o primeiro dos quatro P-3C Orion comprados da Força Aérea Real Norueguesa (RoNAF). A informação foi anunciada durante entrevista pelo Chefe do Estado-Maior da Armada Argentina, Contra-Almirante Carlos María Allievi.

Atualmente o P-3C Orion está revisão no 309º Grupo de Manutenção e Regeneração Aeroespacial da USAF (309th AMARG), em Tucson, no Arizona (EUA). Brevemente ele voará para a Flórida, onde os trabalhos de revisão serão concluídos.

De acordo com o Contra-Almirante Allievi, estão sendo adotadas todas as medidas adicionais para garantir que estas aeronaves sejam equipadas com os equipamentos necessários para o cumprimento das funções de patrulha e vigilância marítima.

Por diversos motivos, desde problemas orçamentários até a troca de governo, o cronograma de recebimento da primeira aeronave sofreu diversos atrasos. A mais recente programação é que após o recebimento deste primeiro avião (em setembro de 2024), os restantes chegarão ao longo de 2025 na Base Aérea Naval Almirante Zar, em Trelew, província de Chubut.

O Comando de Aviação Naval da Marinha Argentina busca recuperar a sua capacidade de vigilância, controle, busca e salvamento na extensa área territorial de sua responsabilidade no Atlântico Sul.

Em outubro de 2023, o governo argentino assinou a compra de quatro Lockheed Martin P-3 Orion desativados pela Força Aérea Real da Noruega. São três aeronaves na versão P-3C de vigilância e guerra antissubmarino (ASW) e um P-3N para missões de Busca e Salvamento. De acordo com a informação do Ministério da Defesa, essas aeronaves têm em média 17 mil horas de voo restantes, o que daria um tempo de vida util aproximado de pelo menos 15 anos.

Além destas aeronaves compradas via Programa de Vendas Estrangeiras (FMS) mantida pelo governo dos Estados Unidos, um antigo P-3B da Armada (matrícula 6-P-56) passa por revisão na Fábrica Argentina de Aeronaves (FAdeA), em Córdoba, para retornar ao serviço operacional.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login