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Argentina teria fechado a compra de quatro P-3 Orion da Noruega

9 de setembro de 2023
Argentina teria fechado a compra de quatro P-3 Orion da Noruega (Foto: RNoAF).
Argentina teria fechado a compra de quatro P-3 Orion da Noruega (Foto: RNoAF).

Argentina teria fechado a compra de quatro P-3 Orion da Noruega. O governo argentino teria finalizado a aquisição de quatro aeronaves de patrulha marítima P-3 Orion, recentemente desativados pela Força Aérea Real Norueguesa (RNoAF). O acordo teria sido assinado em 31 de agosto, em Buenos Aires, durante uma reunião entre o ministro da Defesa argentino, Jorge Taiana, o Comandante da Armada, Almirante Júlio Guardia, e representantes da Agência Norueguesa de Materiais de Defesa (NDMA).

Serão três aeronaves P-3C para missões de vigilância marítima, guerra antissubmarino e superfície (ASW/ASuW), e uma P-3N para missões de Busca e Salvamento (SAR), pelas quais o governo argentino pagará US$ 67 milhões ao longo de três anos.

Fontes do Ministério da Defesa ouvidos pelo El Cronista relataram que o acordo com a Noruega já foi fechado, restando apenas alguns detalhes técnicos a serem definidos para a transferência dos aviões. Assim, os dois primeiros Orions deverão chegar à Argentina no início do mês de outubro próximo.

As conversas entre as autoridades argentinas e norueguesas iniciaram no final de 2022, e o Almirante Julio Guardia, confirmou em fevereiro deste ano que as negociações estavam em andamento. As negociações envolviam as condições de pagamento e as devidas permissões do governo dos EUA para a transferência da aeronave fabricada pela Lockheed Martin.

Desde a paralisação dos últimos P-3B em 1997, o governo da Argentina busca um vetor de patrulha marítima de longo alcance para reativar suas capacidades de vigilância e fiscalização das suas águas territoriais. Os novos P-3C/N irão compor a frota do Esquadrão de Vigilância da Armada Argentina, sediado no sul do país, na Base Aérea Naval Almirante Zar, em Trelew.

A Noruega, recentemente desativou seus últimos P-3 Orions, substituídos por modernos Boeing P-8 Poseidon. Os Orions noruegueses passaram grandes revisões e modernização realizadas pela Lockheed Martin, que substituiu diversos componentes como asas e estabilizadores horizontais por peças mais resistentes à corrosão. Os sistemas de missão dos P-3C passaram por uma atualização com a integração do processador acústico AN/USQ-78B, computadores de missão AN/ASQ-227 e sistemas táticos de suporte acústico.

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