AH-1Z Viper do USMC testa nova munição LRPF lançada via tablet. O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC) anunciou em 13 de fevereiro que executou com sucesso o primeiro teste real de um nova arma precisão e baixo custo LRPF (Long Range Precision Fire) lançada através de um tablet.
O teste ocorreu no Campo de Provas de Yuma Proving Grounds, no Arizona, em novembro do ano passado, mas foi revelado apenas na semana passada. Especialistas sugerem que esta demora em anunciar o teste poderia indicar o alto grau de sigilo envolvido projeto do LRPF.
O teste foi realizado com um helicóptero de ataque AH-1Z Viper, de onde um tripulante comandou o lançamento do LRPF com seu Marine Air-Ground Tablet (MAGTAB). Foi a primeira vez que um dispositivo portátil sem fio foi utilizado em um helicóptero do USMC para comandar o lançamento de armamentos.
O novo míssil ar-solo LRPF é um projeto de baixo custo desenvolvido para emprego ágil em missões expedicionárias em ambientes costeiros e marítimos. O USMC trabalha para fornecer capacidade de ataque marítimo para Unidades Expedicionárias destacadas, especialmente em ilhas remotas na região do Mar da China Meridional.
“Avaliações das lacunas de capacidade atuais e futuras das necessidades das frotas identificaram esta iniciativa LRPF como uma arma de precisão de longo alcance e econômica para uso contra alvos marítimos e terrestres”, disse o Cel Scott Shadforth, Diretor da Equipe de Desenvolvimento Avançado da Aviação Marítima Expedicionária (XMA-ADT).
Quanto ao MAGTAB, trata-se de um dispositivo leve e portátil que fornece melhor consciência situacional para o usuário. Seu mapa móvel fornece a localizações de posições amigas e alvos inimigos e uma ampla visão do campo de batalha. Além de permitir a troca de mensagens e outras aplicações, sua função de controle de fogo integrado ao Sistema de Dados Táticos de Artilharia de Campo fornece maior agilidade e precisão em combate.
@FFO