• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

CH-53 da US Navy recebe tablet comercial como display de missão

17 de fevereiro de 2024
CH-53 da US Navy recebe tablet comercial como display de missão (Fotos: NAVAIR).
CH-53 da US Navy recebe tablet comercial como display de missão (Fotos: NAVAIR).

CH-53 da US Navy recebe tablet comercial como display de missão. O Comando de Aviação Naval da Marinha dos Estados Unidos (NAVAIR), recentemente integrou um tablet comercial no painel de instrumentos de um helicóptero de transporte pesado CH-53E Super Stallion. O objetivo é modernizar as aeronaves mais antigas com sistemas baratos, seguros e de rápida integração.

O Escritório do Programa de Helicópteros de Carga Pesada H-53 (PMA-261) integrou com sucesso um gadget comercial como um display de missão principal em uma aeronave naval, substituindo o antigo instrumento por outro de maior capacidade com um custo muito inferior em comparação ao desenvolvimento de um aviônico aeronáutico específico.

Atualmente, o painel de instrumentos do CH-53E Super Stallion conta com dois Smart Multi-Function Color Displays (SMFCD), que servem como monitores de missão principal e fornecem informações de navegação, missão, ameaças, mapas em tempo real (inclusive com imagens em infravermelho), entre outras.

Os atuais SMFCD sofrem panes complexas que afetam a disponibilidade da frota, e demandam longo tempo para reparos. Além disto, qualquer atualização em seus subsistemas necessitam grandes investimentos e extensos cronogramas. Diante disso, o PMA-261 busca uma solução inovadora para solucionar este problema.

CH-53E Super Stallion

Em um trabalho conjunto com outros departamentos internos e parceiros da indústria, o PMA-261 desenvolveu um sistema conhecido como o Mission Data Extender (MDE) para substituir os antigos SMFCD.

Para alcançar as capacidades atuais do SMFCD, o novo MDE incorporou uma combinação de componentes exclusivos das forças armadas e dispositivos comerciais, como tablets facilmente encontrados no mercado. Alguns subsistemas e hardwares foram desenvolvidos, como um barramento para conexão de aviônicos, o sistema seguro de comunicação via wifi, entre outros. Além disso, a equipe criou o suporte de rápida conexão do MDE no painel do CH-53 que, inclusive, mantém o dispositivo em carregamento contínuo.

O tablet, chamado MAGTAB (Marine Air-Ground Tablet), pode ser acoplado no painel ou usado “na mão”, e contém um software de arquitetura aberta que fornece todos os dados de missão e informações disponibilizados pelo SMFCD legado. O mesmo MAGTAB pode ser usado para planejamento de missão, briefing/debriefing, emissão de relatório, entre outras funções, sem a necessidade da utilização de mídias removíveis.

O MDE também fornece uma nova capacidade ADS-B, bem como a conectividade de dados via Sistema Objetivo do Usuário Móvel (MUOS) por meio de rádios portáteis terrestres. Como um aprimoramento adicional de capacidade integrada, o novo MDE foi projetado para interagir com o sistema DataLink16 e ANW2 DI.

“O CH-53E agora tem um display de missão baseado em WiFi, alimentado pela aeronave, totalmente integrado com terminais de dados e e capaz de planejar missões expedicionárias walk-on/walk-off”, disse disse LCDR Neil Whitesell, oficial do projeto de aviônicos do PMA-261.

O MDE foi um exemplo da capacidade de inovação e integração do NAVAIR, trazendo toda a capacidade do SMFCD legado, concentrando todos os dados em uma única interface no painel de instrumentos baseado em um tablet comercial. O MDE representou um enorme salto em capacidade e prontidão, com menos de um terço do custo e do cronograma para atualizar o display antigos SMFCD.

Fonte: NAVAIR

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login