AFSOC recebeu o primeiro Skyraider II operacional. O Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA (AFSOC) recebeu oficialmente em 03 de abril, o primeiro L3Harris/Air Tractor OA-1K Skyraider II operacional, em Hurlburt Field, na Flórida.
O OA-1K Skyraider II foi recebido em cerimônia realizada em Hurlburt Field, que contou com a a presença do Tenente-Coronel Bill Buice, um piloto aposentado com 98 anos e que voou o Skyraider (Douglas A-1) durante a Guerra do Vietnã e sobreviveu ao ser abatido durante uma missão.
Baseado no robusto avião agrícola Air Tractor AT-802, o OA-1K Skyraider II é convertido pela L3Harris em uma plataforma de baixo custo, ágil, robusta e multifuncional, capaz de realizar missões de poio Aéreo Aproximado (CAS), Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) armados e ataques de precisão em apoio a forças de operações especiais geograficamente isoladas.
Com capacidade de realizar pousos e decolagens curtos, o design original do Skyraider II permite operações fora de aeródromos convencionais, locais austeros e pistas não preparadas. A aeronave pode transportar até 2.700 kg de carga útil e na configuração ISR, pode voar por até seis horas em um raio de combate de 200 milhas náuticas (370 km).
“O Skyraider II requer um pacote de manutenção muito menor e custa menos por hora de voo do que outras aeronaves convencionais ou de outras operações especiais”, disse o AFSOC, que opera uma frota diversificada de aeronaves, incluindo muitas adaptadas de modelos civis.
O AFSOC encomendou 62 Skyraider II que serão operados pelo 310º Esquadrão de Operações Especiais (310th SOS) da Base da Guarda Aérea Nacional de Will Rogers, em Oklahoma. Não está claro se esta primeira aeronave seguirá para Oklahoma ou se ficará em Hurlburt Field para testes.
@FFO