Em 31 de dezembro de 2020, o Ejército del Aire de España (EdA) encerrará um capítulo de 46 anos na sua história. Este dia marcará a desativação oficial (descomissionamento) da sua frota de Lockheed C-130 Hércules, que desde 1973 é operada pela Ala de Transporte 301 (atual Ala 31), da Base Aérea de Zaragoza. A festa de despedida desses clássicos quadrimotores foi celebrada na sede da Unidade no último dia 21 de dezembro.
O primeiro C-130H Hércules chegou à Espanha em 18 de dezembro de 1973 diretamente da fábrica, seguido pelo primeiro KC-130H reabastecedor três anos depois. Ao longo da sua trajetória, 13 Hércules foram adquiridos pelo Governo Espanhol, sendo sete C-130H (matrículas T.10-01/31-01; T.10-02/31-02; T.10-03/31-03; T.10-04/31-04; T.10-08/31-05; T.10-09/31-06 e T.10-10/31-07), cinco KC-130H reabastecedores (TK.10-05/31-50; TK.10-06/31-51; TK.10-07/31-52; TK.10-11/31-53 e TK.10-12/31-54) e apenas um C-130H-30 alongado (TL.10-01/31-01).
Conforme as informações divulgadas pela Ala 31, a frota de Hércules acumulou 178.052 horas voadas, tendo transportado aproximadamente um milhão de passageiros, 141.865.206 kg de carga e 37.036.330 litros de combustível foram transferidos em missões de reabastecimento em voo (REVO).
Nessas mais de quatro décadas, uma aeronave, matrícula T.10-01/311-01, foi perdida em acidente no dia 28 de maio de 1980. O avião mais antigo em operação era o T.10-03/31-03 (c/n 382-4531), que completou 46 anos de idade e quase 18.000 horas de voo. No início da década de 2000, toda a frota foi modernizada, recebendo equipamentos, aviônicos e sistemas atualizados.
O destino da totalidade da frota desativada não foi divulgada, entretanto quatro KC-130H foram vendidas para duas nações amigas. Conforme noticiamos aqui no Site da RFA, recentemente o Uruguai recebeu dois KC-130H espanhóis, matrículas TK.10-05 e TK.10-06. Por sua vez, o Peru receberá outros dois KC-130H, matrículas TK.10-11 e TK.10-12, cuja programação de translado para Lima, está prevista entre 12 e 15 de janeiro de 2021.
O Ejército del Aire substituiu os seus C-130 Hércules por modernos Airbus A400M Atlas, dos quais nove aeronaves já foram entregues para a Ala 31, sendo que o nono foi recebido exatamente no dia da cerimônia de despedida dos Hércules.
@FFO