• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Adiós aos C-130 Hércules espanhóis

24 de dezembro de 2020
Entre 1973 e 2020, o EdA operou 13 Hércules (Foto: Ejército del Aire).

Em 31 de dezembro de 2020, o Ejército del Aire de España (EdA) encerrará um capítulo de 46 anos na sua história. Este dia marcará a desativação oficial (descomissionamento) da sua frota de Lockheed C-130 Hércules, que desde 1973 é operada pela Ala de Transporte 301 (atual Ala 31), da Base Aérea de Zaragoza. A festa de despedida desses clássicos quadrimotores foi celebrada na sede da Unidade no último dia 21 de dezembro.

O primeiro C-130H Hércules chegou à Espanha em 18 de dezembro de 1973 diretamente da fábrica, seguido pelo primeiro KC-130H reabastecedor três anos depois. Ao longo da sua trajetória, 13 Hércules foram adquiridos pelo Governo Espanhol, sendo sete C-130H (matrículas T.10-01/31-01; T.10-02/31-02; T.10-03/31-03; T.10-04/31-04; T.10-08/31-05; T.10-09/31-06 e T.10-10/31-07), cinco KC-130H reabastecedores (TK.10-05/31-50; TK.10-06/31-51; TK.10-07/31-52; TK.10-11/31-53 e TK.10-12/31-54) e apenas um C-130H-30 alongado (TL.10-01/31-01).

Quatro KC-130H do EdA foram vendidos para FAU e FAP (Foto: EdA)

Conforme as informações divulgadas pela Ala 31, a frota de Hércules acumulou 178.052 horas voadas, tendo transportado aproximadamente um milhão de passageiros, 141.865.206 kg de carga e 37.036.330 litros de combustível foram transferidos em missões de reabastecimento em voo (REVO). 

Nessas mais de quatro décadas, uma aeronave, matrícula T.10-01/311-01, foi perdida em acidente no dia 28 de maio de 1980. O avião mais antigo em operação era o T.10-03/31-03 (c/n 382-4531), que completou 46 anos de idade e quase 18.000 horas de voo. No início da década de 2000, toda a frota foi modernizada, recebendo equipamentos, aviônicos e sistemas atualizados.

Depois de 46 anos, os Hércules espanhóis cederam lugar para os modernos Airbus A400M Atlas (Foto: Manuel Estevez).

O destino da totalidade da frota desativada não foi divulgada, entretanto quatro KC-130H foram vendidas para duas nações amigas. Conforme noticiamos aqui no Site da RFA, recentemente o Uruguai recebeu dois KC-130H espanhóis, matrículas TK.10-05 e TK.10-06. Por sua vez, o Peru receberá outros dois KC-130H, matrículas TK.10-11 e TK.10-12, cuja  programação de translado para Lima, está prevista entre 12 e 15 de janeiro de 2021.

O Ejército del Aire substituiu os seus C-130 Hércules por modernos Airbus A400M Atlas, dos quais nove aeronaves já foram entregues para a Ala 31, sendo que o nono foi recebido exatamente no dia da cerimônia de despedida dos Hércules.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login